Funcionária demitida do gabinete de Celina, Miraci Oliveira foi contratada por Jaqueline Roriz

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram


Depois de ser demitida do gabinete de Celina Leão (PDT), Miraci Oliveira Marques, uma das seis pessoas presas na Operação Gota D´água da Polícia Civil foi contratada para assumir cargo no gabinete de Jaqueline Roriz (PMN). Começa a trabalhar nos próximos dias. Celina exonerou Miraci no dia em que a operação foi deflagrada, em 29 de janeiro. A deputada foi rápida para reduzir as possíveis associações entre a funcionária investigada e seu mandato parlamentar. Aliás, os vínculos trabalhistas de Miraci demonstram que a ligação dela com o meio político não se restringe só a Celina. Miraci já havia trabalhado para Paulo Roriz e para a própria Jaqueline Roriz.

Por enquanto, a Operação Gota D´água, que investiga desvio de quase 20 milhões de reais em convênio assinado entre a Secretaria de Educação e a creche Gotinha de Luz, apura a participação de dirigentes da instituição e funcionários da secretaria no esquema. Por enquanto. Alguns personagens centrais para esclarecer como funcionava o desvio já prestaram depoimento e “foram colaborativos”, segundo autoridades policiais.
As revelações podem levar a dois caminhos. Um deles, a descoberta de outros convênios fraudulentos envolvendo o mesmo modus operandi, mas instituições diferentes. O outro, o envolvimento de políticos no esquema. Nesse caso, a polícia precisaria de uma autorização judicial para prosseguir com as investigações, o que não foi sequer pedido.

Mas há indicativos de que essa hipótese pode ser considerada. Entre as pessoas que foram presas no âmbito da Operação Gota D´água está Miraci Oliveira Marques. Ela era uma das dirigentes mais atuantes da Gotinha de Luz, em Santa Maria. No dia em que foi detida com mais outras cinco pessoas, foi exonerada do gabinete da distrital Celina Leão (PDT).
Antes de trabalhar para Celina, Miraci foi lotada nos gabinetes de Paulo Roriz (PP) e de Jaqueline Roriz (PMN), na época em que ela era distrital. No gabinete de Paulo, foi admita em 2 de julho de 2007 e exonerada em 8 de julho de 2008. Entrou no gabinete de Jaqueline no dia 9 de setembro de 2008 e foi exonerada em 6 de janeiro de 2011. Entre 2008 e 2009, Miraci trabalhou colada em Celina, que também era funcionária do gabinete de Jaqueline. Depois, em 14 de fevereiro de 2011, quando Celina já estava eleita distrital, Miraci foi contratada por ela. Ficou no gabinete até 29 de abril de 2014, quando estourou o escândalo da Gotinha de Luz.
Tanto Jaqueline, quanto Celina, apresentaram emendas para a instituição alvo de investigação policial. Jaqueline sugeriu 300 mil reais e Celina, 600 mil. A distrital Liliane Roriz (PRTB) também previu 150 mil das emendas a que tinha direito para a instituição. Mas, segundo as parlamentares, os valores não chegaram a ser empenhados.
Miraci conhece muito bem o funcionamento da Gotinha de Luz. É bem provável que saiba uma enxurrada sobre o assunto que hoje é objeto de investigação policial. Se revolver falar, certamente aumentará o diâmetro das investigações atualmente focado em agentes públicos do segundo escalão da administração pública.
Sobre a contratação de Miraci, Jaqueline Roriz disse que corrigiu uma injustiça com a servidora. “Ela é uma pessoa muito séria e trabalhadora”, avalizou a deputada federal. “Achei um despropósito Miraci ter sido demitida sem a conclusão das investigações”, defendeu Jaqueline. “Acha que eu contrataria a moça se tivesse algum tipo de ligação com a história, chamaria o problema para mim? Nunca”, concluiu a parlamentar.
De 2000 a 2011, a Gotinha de Luz amealhou 21.131.400,86 reais em recursos oficiais oriundos do Fundo Social e das secretarias de Serviço Social e de Educação do GDF. Um detalhe bastante curioso. A instituição tinha onze contas bancárias abertas na agência 64 de Santa Maria, onde funcionava a instituição. Nada mal para uma instituição sem fins lucrativos…
Informou Blog Grande Angular / Veja Brasília

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: