O edital de licitação para pavimentação e drenagem do Setor Habitacional Sol Nascente, em Ceilândia, obra que faz parte do eixo Habitação – Urbanização de Assentamentos Precários do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), coordenado no DF pela Casa Civil, foi publicado sexta-feira (19), no Diário Oficial do DF.
“Por meio desse programa, é possível levar infraestrutura a comunidades carentes. O lançamento desse edital é fruto de planejamento, estudo técnico consistente e eficiência na gestão pública”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil do DF, Swedenberger Barbosa.
A publicação do edital representa a continuação de investimentos no local, que conta com recursos na ordem de R$ 220 milhões, destinados à construção de mais de duas mil unidades habitacionais, além de drenagem, pavimentação e trabalho social.
Até o momento, foram entregues 207 casas nas quadras 101 e 500 do trecho 1, e as demais unidades habitacionais estão em processo de migração para o programa Minha Casa Minha Vida, no Ministério das Cidades.
Atualmente, o Sol Nascente conta com rede de água, e a rede de esgotamento sanitário está em execução.
A drenagem era uma reivindicação dos moradores, uma vez que, em dias de chuvas torrenciais, há o risco de alagamento.
Por outro lado, durante o período de seca, a falta de pavimentação gera transtornos em virtude da poeira, especialmente problemas respiratórios em crianças.
Trabalho em conjunto
Em parceria com as Secretarias de Obras e Habitação e a Caixa Econômica Federal, a Casa Civil definiu estratégias para viabilizar o lançamento da licitação no Sol Nascente, com data para a apresentação de propostas prevista para 30 de agosto.
Se tudo ocorrer dentro da normalidade, a empresa vencedora deverá começar as obras no fim do segundo semestre deste ano.
Veja mais:
Projeto urbanístico do Sol Nascente beneficiará 30 mil moradores, afirma GDF.
GDF desocupa área para a construção de moradias no Sol Nascente
Sol Nascente na Ceilândia já tem data para iniciar as obras.
GDF convoca mais 30 famílias para reassentamento no Sol Nascente em Ceilândia.
GDF retoma VLT.
GDF consolida ações para o Entorno.