GDF suspende contratações artísticas por 30 dias

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As contratações artísticas feitas pela Secretaria de Cultura estão suspensas, a partir de hoje, por 30 dias, para a apuração de denúncias de irregularidades em processos e, nesse período, a pasta concluirá o desenvolvimento de ferramentas que tornarão mais transparente a realização de eventos.

“Há dois anos inauguramos uma nova gestão para o desenvolvimento de políticas públicas e por orientação do governador Agnelo Queiroz vamos estabelecer critérios para ter mais rigor nas contratações e dar uma resposta à sociedade sobre a lisura da aplicação dos recursos públicos”, complementou hoje o secretário de Cultura, Hamilton Pereira.
A portaria publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial pretende, segundo Pereira, eliminar vícios herdados de governos passados na contratação de eventos culturais e “está em sintonia com o sentimento da sociedade”.
“Dessa forma vamos fixar normas mais claras para que o governo e as administrações regionais possam continuar realizando eventos de forma democrática e republicana”, argumentou o secretário.
Uma comissão formada por três integrantes da secretaria, entre eles dois advogados, avaliará as denúncias recebidas, seja anonimamente ou via ouvidoria e, se constatadas, a empresa denunciada poderá ser proibida de firmar trabalhar com o governo ou ainda ser aberta uma investigação criminal.
Há pelo menos 60 suspeitas de fraude e todas estão sob análise.
PIONEIRISMO – O Sistema Cultural de Cadastro de Artistas, projeto pioneiro no Brasil, está em fase de testes e facilitará a seleção dos artistas para os eventos do governo, pois toda a documentação apresentada será validada por um conjunto de representantes do GDF e da sociedade civil.
Esse colegiado deverá, ainda, avaliar a qualidade da apresentação e se o valor apresentado está de acordo com a tabela da secretaria.
“Nossa obrigação é abrir esses espaços para os artistas, valorizá-los e também qualifica-los. Com o desenvolvimento do sistema, estamos buscando a construção de políticas públicas culturais, mas sem improvisação de preços, como acontece em todo o país”, esclareceu Pereira.
As atrações que vierem de fora do DF terão, a partir de agora, que apresentar documentos mais detalhados com informações relativas, por exemplo, à estrutura do show, número de funcionários envolvidos e valor do cachê.

Imagem: Internet

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