Sacassaia lança o segundo disco e disponibiliza album no site do grupo

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Cinco anos depois do lançamento do seu primeiro álbum “Sampleando Deus e o Mundo”, o grupo emerge de seu formigueiro para apresentar as músicas do seu novo disco. Nesta nova etapa o Sacassaia põe os pés mais firmemente em solo brasileiro, aponta o coração para a África e ainda gira a cabeça para ver o mundo, cosmopolita sem culpa 

Espiritual e terreno, dançante e relaxante, festivo e militante, promete embarcar o ouvinte em um passeio pelas paisagens da alma de um Brasil atemporal, permeado de tradições e contradições

Sacassaia surgiu em 2009 como um duo formado por Tomás Seferin (Tony Roballo) e Gabriel Reis (Gardenal), lançando o primeiro álbum Sampleando Deus e o Mundo, que causou um impacto considerável no Brasil e no exterior ao ser disponibilizado na rede. Em sua nova fase, o grupo traz uma novidade: o que era um duo hoje é um trio, com a incorporação do “Pai do Reggae de Brasília” Renato Matos no grupo. Com mais de três décadas de carreira, o multiartista participou em várias faixas do primeiro disco e era presença obrigatória nos shows da banda. Nada mais natural que Renato fizesse definitivamente parte da equipe.

O segundo álbum do grupo levou cerca de dois anos entre a sua concepção e realização. Se no primeiro álbum figuravam letras em cinco idiomas e referências sonoras dos quatro cantos do mundo, este segundo contém apenas letras em português temperadas com expressões de origem yorubá e bantu, do vocabulário dos praticantes de candomblé e umbanda. O resultado é um trabalho permeado pela influência da cultura afro-brasileira e da espiritualidade de matriz africana cuja exclusão histórica é conhecida, mas nunca esteve tão evidente como nesses dias de comunicação em massa e interação social via Internet.

Além de ritmos facilmente identificáveis como hip-hop, ragga e dub, ouvem-se também releituras eletrônicas de toques-de-santo, batidas construídas com ruídos do dia-a-dia, percussões, guitarras e sintetizadores. Assim como o primeiro álbum, este também conta com participações de diversos músicos convidados: Rafa Dorneles, Lupa Marques, Edinho Silva, Tekokatu Enitan, Ras Kakaroto, Vitor Pirralho, Renata Jambeiro e Ellen Oléria.

 Renata Jambeiro – Doze anos de carreira, atualmente radicada no Rio de Janeiro.

 Ellen Oléria – Nomeada a voz do Brasil em 2012.

 Moisés Alves – Trompetista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, já acompanhou artistas renomados como: João Donato, Elza soares, Roberta Sá, Pedro Mariano, Danilo Caymmi, Ney Matogrosso, Só Pra Contrariar.

Lupa Marques – Baterista de bandas consagradas como Casa de Farinha e Satanique Samba Trio.

Edinho Silva –  Percussionista que já acompanhou João Donato, Pepeu Gomes, Alexandre Pires, Nelson Sargento e outros.

 Vitor Pirralho – MC alagoano que ganhou as graças de Ney Matogrosso, Zeca Baleiro e Pedro Luiz.

Tekokatu Enitan – É multi-instrumentista e compositor. Seu primeiro disco está sendo gravado e produzido por Tomás Seferin.

Ras Kakaroto é cantor de Ragga/Dancehall, e já abriu e dividiu palco com Ky-Mani Marley, Dezarie, B Negão, Marcelo D2, Dudu Nobre, Mv Bill, Gérson King Combo e The Original Wailers.

Rafa Dornelles – Guitarrista, produtor e compositor. Está em fase de lançamento de seu primeiro disco solo.

O grupo Sacassaia lançou o segundo disco, na última quinta-feira (30), o álbum já está disponível no site do grupo.

O disco Boca da Terra estará disponível para download no site www.sacassaia.com

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: