Guarda Jânio fala ao Blog do Protazio.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp


Com o aproximação das eleições de 2014, o Blog do Protazio acompanhará a movimentação política em Ceilândia, e para inaugurar esse espaço, fizemos essa entrevista com Guarda Jânio:



Janio Farias Marques, mais conhecido como Guarda Janio nasceu em 1965 em Brasília, e com 2 anos foi levado pelos pais para a cidade de Santa Rita de Cássia-BA.Retornando para Brasília com 5 anos de idade.
Foi engraxate, carregador de caixas de verdura na feira do produtor, balconista de farmácia, dono de farmácia e muitas outras atividades que um cidadão de bem possa fazer com dignidade.Ingressou na Policia Militar do Distrito Federal e desenvolveu um papel que é estar próximo da comunidade para melhor entender o que ela necessita e assim transmitir aos seus superiores o que é possível para melhor servir o nosso povo. No trânsito desenvolveu com sua figura engraçada a orientação do pedestre. Participou do “Grupo de teatro Rodovia” e “Grupo Semáforo”, onde adquiriu sua performance.Deu palestras em várias escolas públicas e particulares, faculdade, empresas, com o objetivo de ensinar a atravessar a faixa, mostrar que álcool não combina com volante etc.Participou de diversas campanhas em Brasília sobre o trânsito, foi o primeiro soldado a ganhar o titulo de cidadão honorário de Brasília. Participou de um curta metragem ”O homem que não acreditava em Deus” que tem como diretor Hugo Rodas.Morador de Ceilândia desde 1971, quando veio da vila do IAPI,como um grande defensor de Ceilândia, lutou juntamente com a comunidade e conseguiu melhorias para a cidade ! São elas:

-Duplicação da rua do hospital de Ceilândia Via M3.


-Faixa de pedestre com semáforo em frente ao INSS.


-Pare antes da faixa de pedestre, acione o pisca alerta e evite aceidente.


-Campo sintético na praça dos eucaliptos.

-Semáforo no balão do Bradesco (ainda está em obra).

-Dentre outras conquistas.

Tem projetos como: Respeite o idoso e a paz no trânsito se faz com atitude.


Quais são os principais problemas enfretados por Ceilândia?

A ceilândia é muito discriminada pelas pessoas que não moram aqui, falta infraestrutura, urbanização, shopping com cinema, segurança, construção de um hospital modelo exemplo o de Santa Maria na área que hoje é ocupada pelo ceilambódramo, estacionamentos, melhorar o trânsito da cidade, continuação dos projetos das quadras poliesportiva, campo sintético e academia comunitária. Outro ponto que é problema é refazer todos os bueiros e bocas de lobo que nunca foi feito desde a sua fundação. Criação de uma subadministração para o pôr do sol e sol nascente, pois somente a administração de Ceilândia não consegue atender as demandas do setor.

Ceilândia respira política 24 horas do dia, o Senhor acha qua a cidade ganha elegendo distritais daqui?

Com certeza, mas ainda falta amadurecimento político para os nossos moradores, se observamos a historia política da nossa cidade, o que somos é um celeiro de votos para os políticos que vem de fora, buscam os nossos votos se elegem e depois nos deixam na mão, com 600 mil habitantes poderíamos eleger 5 deputados distritais,2 federais e 1 senador,e ser a balança para decidir a eleição do governador,ou seja,somos elefantes e não sabemos a força que temos.Os nossos ceilandenses ainda não perceberam que se votarmos em candidatos da nossa cidade teremos mais emendas para o nosso crescimento e progresso ,um exemplo maior são as cidades que elegerão seus deputados.Você acha que o deputado de outras cidades vão investir em Ceilândia?Pode ter certeza que durante esses quatro anos ele irá oferecer migalhas do orçamento, e a nossa ceilandia sempre será a ultima nos planos deles. Não que as outras cidades não sejam importantes, mas por a ceilandia ser a maior cidade, logicamente teríamos o maior numero de deputados. Nas próximas eleições que vai ser em 2014, começaremos desde agora um trabalho com os moradores de ceilandia trazendo todos os segmentos, prefeitos, associações, lideranças e filhos de ceilandia,meios de comunicação,para esse processo de amadurecimento político,podemos sonhar em ver a nossa cidade no topo,por ser uma cidade mais antiga e populosa.Um deputado é pouco para um cidade tão grande como a nossa querida Ceilândia.

Como o Senhor vê o cenário político para 2014?

Muito complicado, cheio de denuncismo,acima de qualquer denuncia a nossa bandeira é a imagem de Brasília,nós políticos e moradores temos o dever de limpar esse mar de lama que envergonha a nossa capital,comecemos em não votar em quem está sujo,votando em pessoas honestas e transparente.

O Senhor tem uma proposta para Ceilândia?

Resgatar o que a nossa cidade perdeu durante esses anos, trazer o progresso, fortalecer o polo industrial e o PRÓ-DF para gerar empregos, ocupar as áreas vazias com empresas e projetos sociais, infraestrutura para os setores que não tem como sol nascente e pôr do sol. Reforçar a segurança com mais um batalhão, trabalhar para que pelo menos 50% das escolas seja de período integral projeto que já faz parte das metas do governo para até 2020, ter uma saúde de qualidade, ser um fiscal dos recursos que vem para a nossa cidade, e fazer da nossa cidade um ponto turístico. Não adianta só melhorar a saúde, segurança e a educação, antes de tudo valorizar o profissional no seu ambiente de trabalhos, com salários dignos.

O que os quase 600 mil habitantes de Ceilândia, podem esperar do Senhor, caso seja eleito?

Ser transparente e honesto. Dedicação em tudo, procurar atender os anseios da nossa população, as necessidades de cada setor, que se divide em bairros, ouvir os prefeitos e moradores, destacar as demandas de mais urgências e depois concluir, e as outras demandas procurar não deixar sem resposta. Todo esse trabalho em um ação com a comunidade para se ter uma qualidade de vida.O objetivo é resgatar a imagem negativa do passado da nossa cidade,que não seja somente lembrada na época do carnaval e de festas.A imagem que nós queremos passar da Ceilandia para um futuro próximo,é de uma cidade de crescimento, ordeira, trabalhadora e não deixar esquecer a sua raiz nordestina de um povo humilde de várias regiões que acima de tudo tem um amor incondicional a esta cidade chamada Ceilandia.

Blog do Protazio




Deixe uma resposta

Posts Relacionados

%d blogueiros gostam disto: