“Hoje” leva o 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Foto: Divulgação

Filme de Tata Amaral ganhou também os candangos de atriz, Denise Fraga, roteiro, fotografia, direção de arte e o prêmio da crítica. Rodrigo Santoro foi o melhor ator com “Meu País”

  Agência Estado

Hoje, de Tata Amaral, é o grande vencedor do 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O longa-metragem paulistano ganhou também os candangos de atriz (Denise Fraga), além de roteiro, fotografia, direção de arte e o prêmio da crítica.
Meu País foi o segundo mais premiado, com os troféus de direção (André Ristum), ator (Rodrigo Santoro), montagem, trilha sonora, além do troféu do Júri Popular.
L, de Taís Fuginaga, ganhou o troféu de melhor curta-metragem, enquanto O Céu, o Inferno e Outras Partes do Corpo, de Rodrigo John, ficou com a estatueta de melhor filme de animação, categoria que recebeu premiação à parte pela primeira vez este ano.
Brasília fez um festival marcado pelas polêmicas, com várias mudanças em relação aos anos anteriores. Entre elas a exibição simultânea dos concorrentes em cidades-satélites como Taguatinga Ceilândia e Sobradinho. Os suportes digital e película foram unificados. O festival foi antecipado de novembro para final de setembro. A premiação em dinheiro foi reforçada. O filme vencedor ganhou R$ 250 mil.
A mais polêmica das novidades foi a possibilidade de filmes já exibidos em outros festivais concorrerem. Antes, era dada preferência aos inéditos. A cerimônia de entrega dos prêmios, realizada hoje no Cine Brasília, foi marcada por protestos de realizadores locais, que reivindicam a volta da Mostra Brasília ao cinema, que é o principal palco do festival.

Brasília 247

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: