Hospital Sírio-Libanês oferece atendimento gratuito em radioterapia para crianças do DF

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
O Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês – Unidade Brasília firma parceria para oferecer tratamento radioterápico gratuito a dois pacientes por mês, encaminhados pelo setor de oncopediatria do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar. O objetivo é reforçar o comprometimento social na área da saúde pública, uma das principais marcas do Hospital Sírio-Libanês, e marcar o primeiro ano de funcionamento do serviço de radioterapia na unidade.


O termo de cooperação entre as duas instituições foi assinado no Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês (613 Sul), em cerimônia que contou com a participação dos Drs. Paulo Hoff, diretor geral do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, Gustavo Fernandes, diretor técnico do Centro de Oncologia do HSL – Unidade Brasília, e Renilson Rehem, diretor do Hospital da Criança de Brasília.

A triagem dos pacientes atendidos pelo Hospital Sírio-Libanês será realizada por uma junta de especialistas das duas instituições, que vão analisar a indicação de radioterapia no tratamento, além de recomendar a tecnologia necessária (IMRT, IGRT ou radiocirurgia), utilizada pela Unidade de Brasília. Atualmente, o Hospital da Criança de Brasília não oferece este tipo de tratamento.

“É extremamente positiva esta parceria, principalmente por se tratar de uma instituição de tamanha relevância e tradição, como é o Hospital Sírio-Libanês. É interessante ressaltarmos, ainda, que as terapias oferecidas contam com alternativas, do ponto de vista da tecnologia, para cada caso que será encaminhado. Na prática, poderemos agregar resultados ainda mais satisfatórios no tratamento, incluindo maiores possibilidades de cura”, ressalta o Dr. Renilson Rehem.

Para o Dr. Gustavo Fernandes, diretor-técnico da unidade Brasília, a instituição se consolida na cidade, completando agora três anos de atuação, com a meta de contribuir e promover o envolvimento com as demandas da comunidade brasiliense.

“Investimos na cidade e fomos muito bem recebidos. A assinatura do termo de cooperação com o Hospital da Criança de Brasília é o nosso ponto de partida para, em breve, consolidar de fato as bases da filantropia do Hospital Sírio-Libanês para a cidade”, destaca o Dr. Gustavo Fernandes.
A tecnologia

Inaugurado em agosto de 2013, o serviço de radioterapia do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês – Unidade Brasília conta com equipamentos de alta tecnologia. Isso possibilita diversificar o tipo de tratamento, de acordo com o caso de cada paciente. Quando indicada, também é possível utilizar a técnica da radiocirurgia, procedimento que emprega outro tomógrafo 4D acoplado, dedicado ao planejamento da radioterapia. Assim, é possível acrescentar o movimento cardiorrespiratório do paciente à visão 3D do aparelho, permitindo avaliar o deslocamento do tumor e os órgãos próximos, tornando mais preciso o procedimento.

Jornal de Brasília

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: