III Seminário de Educação e Direitos Humanos: A Educomunicação como caminho de participação de crianças e adolescentes.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Apesar das propostas de Educação em Direitos Humanos serem hoje objeto de leis e normativas, elas ainda estão longe de fazer parte do núcleo forte de muitas das nossas propostas educativas.

Contudo a Luta pelos Direitos Humanos na vida cotidiana tem sido já uma prática social em curso, conduzida por vários grupos e coletivos sociais, incluindo as formas de organização dos adolescentes e jovens, sejam elas formais ou mais espontâneas. Que diálogos nós podemos tecer com as experiências existentes? Que instrumentos podemos colocar a serviço dos mais jovens, para ampliar sua voz?

O III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO e DIREITOS HUMANOS do IMAS (Instituto Marista de Assistência Social) que tem como tema  este ano A EDUCOMUNICAÇÃO como caminho de PARTICIPAÇÃO de CRIANÇAS E ADOLESCENTES, pretende se debruçar sobre a Educação em Direitos Humanos nos diversos espaços sociais e educativos, pensando em como fomentar o protagonismo e a participação de crianças e adolescentes, ampliando sua capacidade de organização e comunicação . Nesse sentido o evento nos possibilitará conhecer e interagir com projetos que tem buscado atuar na interface entre Educação, Direitos Humanos e Comunicação, nomeadamente as experiências chamadas de EDUCOMUNICAÇÃO.
São experiências que permitem a participação juvenil de um modo adaptado à cultura e psicologia das adolescências, retratando suas vivências, necessidades e desejos. Educadores sociais e populares, profissionais das escolas, lideranças e gestores de espaços sociais, estudantes de serviço social, psicologia, educação, direito e todos aqueles que atuam com o público infantil, adolescente e jovem poderão trazer a riqueza do seu trabalho para partilhar conosco e conhecer mais esse recurso de motivação da participação jovem.
Pretendemos compreender o alcance, a intencionalidade e o sentido humanista, social, politico e pedagógico da EDUCOMUNICAÇÃO, que possibilita aos mais jovens a comunicação (recepção e produção) como direito e exercício de criticidade e cidadania.  Serão também partilhados conhecimentos teóricos e práticos, que permitam às lideranças sociais educadores formais e informais, o uso das estratégias e metodologias da EDUCOMUNICAÇÃO em vista do estímulo do protagonismo juvenil.
EVENTO: III Seminário de Educação e Direitos Humanos: A Educomunicação como caminho de participação de crianças e adolescentes
QUANDO: 30 e 31 de outubro
HORÁRIO: 30/out: de 13h30 às 17h30/ 31/out: de 8h30 às 17h30
LOCAL: Centro Marista Circuito Jovem de Ceilândia – Área Especial – Módulo B, Ceilândia Sul
INFORMAÇÕES: (61) 2102-2177
Participe conosco!

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: