Liberdade é o tema da 16ª Via-Sacra nas Ruas, de Ceilândia

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

A 16ª edição da Via-Sacra nas Ruas, promovida pela paróquia São José Operário, de Ceilândia Norte, será encenada pelo grupo de teatro Divina Revelação, na Sexta-Feira Santa (18). O tema escolhido para reflexão é Onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade (II Coríntios 3, 17). A encenação começará logo após a celebração do beijo da cruz, que começará às 15h.

O tema da Via-Sacra 2014 busca trabalhar a temática da Campanha da Fraternidade deste ano, vivenciada por todas as igrejas católicas do Brasil, cujo tema é “Fraternidade e Tráfico Humano”, com o lema É para liberdade que Cristo nos libertou (Gálatas 5, 1).
O evento começou a ser preparado em dezembro de 2013. Cerca de 120 pessoas participam da organização, sendo que 55 farão os papéis de discípulos, povo de Jerusalém, soldados, Herodes, Pilatos, Maria, entre outros. O coordenador-geral da Via-Sacra, Fran Tabosa, atuará no papel de Jesus pela 14ª vez.
Segundo a organização, a Via-Sacra de 2014 terá muitas novidades. O palco, que é montado em frente à igreja para o início da encenação, será reformulado. A cena do rei Herodes terá a presença da rainha, que não aparecia nas outras edições.
O percurso será mais longo e abrangerá quase todas as quadras do Setor “Q”. O sentido da encenação será invertido: descerá pela QNQ 05 até a QNQ 06 e depois subirá até a QNQ 01, chegando à pista lateral do setor, próximo ao Setor de Indústrias de Ceilândia. O Morro da Crucificação estará montado no canteiro central da pista, atrás do Centro de Ensino Fundamental 24, com apoio da administração da cidade.
Após a crucificação, três estações irão levar os participantes a refletir sobre a questão do tráfico humano. As cenas serão protagonizadas por uma criança, um jovem e uma mulher, principais vítimas do tráfico de pessoas.
O evento é a maior manifestação artística da Igreja Católica, reúne todas as pastorais e grupos da comunidade na sua preparação e tem, inclusive, performances de dança. Os cenários e figurinos foram preparados pelos participantes para gerar um espetáculo que une arte e espiritualidade. Para o coordenador geral, os atos da encenação teatral estão todos ligados à evangelização e cada parte da preparação e encenação tem um sentido.
A comunidade pode começar a acompanhar a trajetória de Jesus antes da apresentação, pois alguns passos da vida pública de Cristo começarão a ser encenados nas missas que antecedem a crucificação.
SERVIÇO:
16º Via Sacra nas Ruas de Ceilândia
Data: sexta-feira (18)
Horário: A partir das 15h
Local: Paróquia São José Operário – Ceilândia Norte
Agência Brasília / Imagem Google

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: