Sem a candidata à presidência Dilma Rousseff, sem voz após campanha na Bahia, mas ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Agnelo Queiroz (PT) participou ontem à noite de comício em Ceilândia. O governador disse que era “o comício da vitória” e que daria início “à virada”.
O evento marcou a reta final da campanha para o governador, que tenta a reeleição e ainda não sabe se vai para o segundo turno, como demonstram as pesquisas de intenção de voto.
Em discurso rápido, Agnelo Queiroz assegurou: “Esse é o comício da nossa vitoria. Hoje é o dia da virada”.
Projeto político
Agnelo acusou os institutos de pesquisa de “manipulação” e advertiu que a força de sua candidatura não seria diminuída por ela. Contou que duas pessoas denunciaram o Ibope por sequer colocar seu nome como alternativa.
Entretanto, avisou, “nós estamos calejados e não permitiremos”.
“Nossa maior missão e reeleger a presidenta Dilma e continuar o projeto que no presidente Lula começou. O projeto que está em curso é o do povo brasileiro”, disse.
Ao prometer a virada, Agnelo afirmou que não se pode parar o processo de transformação da cidade: “ Vamos por a militância na rua”.
Com endereço certo, alfinetou: “não vamos dar a chance de quem nunca fez nada por Brasília e nem administrou nada e que entrou pela janela no serviço publico governar essa cidade.
Terra arrasada
De acordo com Agnelo, “pegamos essa cidade como terra arrasada”. A partir daí, “elaboramos politicas públicas e fizemos mais do que qualquer outro governo. Enfrentamos o cartel do transporte e temos ônibus novos”.
Na habitação, disse o governador, o Distrito Federal sequer era credenciado no Minha Casa Minha Vida. No entanto, seu governo — assegurou, entregou 12 mil apartamentos e chegará a 100 mil no segundo mandato. Agnelo ainda se referiu a grandes investimentos na saúde, embora admitisse que “temos que fazer muito mais”
Ex-presidente faz defesa dos avanços do PT
O ex-presidente Lula também discursou no comício. Disse para os militantes presentes que não iria convencer ninguém que estava ali a votar no governador Agnelo Queiroz. Mas lembrou que o Brasil nunca teve um governo que priorizasse tanto as classes mais baixas como o PT. “No tempo de Getúlio pensavam que o trabalhador sequer tinha direito a férias, para não gerar o ócio”, afirmou o ex-presidente.
Lula, no entanto, convocou os brasilienses: “Não preciso falar para vocês o que o Agnelo esta fazendo. Mas vocês não tem que agradecer porque essa é a obrigação de quem recebe os impostos. Nós que temos que pedir desculpas pela paciência de vocês. Me dizem de vez em quando que o Agnelo vai perder porque não sabe falar, é inibido, não sabe mandar. Um líder sabe pedir”, disse. “Temos muitos defeitos, mas as nossas virtudes são muito maiores. Agnelo, o povo quanto mais tem mais quer!”, completou.
Lula lembrou dos desafios e da hostilização que o PT enfrenta. “Eles não perdoam o PT”, disse, referindo-se às elites e à oposição. Eles não admitem que um metalúrgico sem diploma seja o presidente que mais fez no país, ou que uma militante, que foi torturada, tenha conseguido enfrentar a maior crise econômica”, disse.
Saiba mais
Compareceram ao comício 20 mil pessoas, segundo os organizadores.
O vice-governador Tadeu Filippelli falou sobre o novo quadro surgido após longos anos de rivalidade entre PT e PMDB no Distrito Federal. Após todos os conflitos, como resultado de uma política de aproximação desenhada no governo Lula, acabaram reproduzindo a aliança nacional no DF e as conquistas da atua gestão.
Também falou no comício o ex-prefeito petista de Anápolis Antônio Gomide, que é candidato a governador de Goiás e aposta no eleitorado da Região Metropolitana.
Por Suzano Almeida do Jornal de Brasília
Veja mais:
Trajeto do ônibus Colônia Agrícola Samambaia – Ceilândia será alterado
Refeições voltarão a custar R$ 1 para beneficiários de programas sociais nos restaurantes comunitários
Rapidinha do Protazio: Travesti morre ao cair de prédio em Taguatinga.
Distritais aprovam aumento de salário.
Hospital Regional de Ceilândia ganha banco de leite humano.
Em Ceilândia, menores são apreendidos em flagrante por roubo
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)