Luziândia-GO: Conab estuda instalação de Ceasa em Luziânia após pedido da prefeitura.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

A cidade de Luziânia, localizada na região do Entorno do Distrito Federal, a 60 Km de Brasília, pode receber uma unidade das Centrais de Abastecimento (Ceasa). A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ligada ao Ministério da Agricultura, estuda a instalação e o projeto está na fase inicial de pesquisa. Se a criação da Ceasa for indicada, Conab e prefeitura devem estabelecer como será feita a construção.

De acordo com o gerente do programa de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Pró-Hort), Nilton Araújo Júnior, o pedido foi feito pela prefeitura há cerca de 15 dias. “Na fase em que se encontram os estudos, fazemos uma série de entrevistas com técnicos e autoridades locais, levantamento da produção regional, uma pesquisa e encontro com os produtores rurais, além de estudos sobre a população”, explicou o gerente.

A Conab informou que a produção local também foi estudada. “Fizemos uma série de questionários com os produtores, para saber o número de cooperativas, volume de produção, número de comerciantes que seriam beneficiados e população com acesso”, disse. Nilton falou ainda que o estudo na região vale a pena. “Dados do sistema da Conab e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE] mostram bons números no local”, conta.

A Conab espera agora os questionários serem recolhidos. “Com os resultados em mãos, estudaremos a viabilidade da instalação de uma unidade da Ceasa na região. Não adianta ter produção sem consumo, ou consumo sem produção. A criação deve beneficiar a todos”, conta Júnior. Segundo ele, moradores de regiões próximas a Luziânia poderão frequentar a Ceasa sem problemas.

A princípio, não há uma data estipulada para a construção da Ceasa começar. Se for aprovado, o projeto ainda passará por outras etapas de análises de dados e estudos.

Fonte: Correio Web.

1 Comment

  • Avatar
    GRACY BRECHO , 19 de junho de 2013 @ 16:26

    gostaria de saber como anda o projeto sobre cesa/luziania/go,obrigada

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: