Mais de 10 mil famílias de Ceilândia receberão, até sexta-feira (7), os Cartões Material Escolar

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Mais de 10 mil famílias de Ceilândia receberão, até sexta-feira (7), os Cartões Material Escolar – um auxílio financeiro para complementar o valor gasto com o material escolar nas papelarias credenciadas.
O cartão atende a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família com crianças ou adolescentes, entre 5 e 17 anos, matriculados na rede pública de ensino do Distrito Federal. No total, o programa favorecerá mais de 70 mil famílias e 130 mil alunos em todo o DF.

“Esse cartão é maravilhoso. No ano passado, pude comprar mochila, mais cadernos e tudo o que estava faltando para os meus filhos”, conta Maria Juveny de Sousa, de 42 anos, que tem dois filhos em idade escolar.
Os cartões são pré-pagos, com função exclusiva de débito, e serão entregues aos beneficiários em todo o DF pelas vans itinerantes do Banco de Brasília (BRB), chamadas Conveniências, que ficarão estacionadas em lugares estratégicos, até 19 de fevereiro. Os créditos inseridos terão validade de 90 dias.
O crédito, no valor de R$ 226, é proporcional ao número de filhos e ficará disponível ao beneficiário até o dia 16 de maio de 2014. Após essa data, o valor expirará. Se, por exemplo, a família tem três filhos, receberá em um mesmo cartão o equivalente a três parcelas, ou seja, uma para cada filho matriculado em escola pública.
A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Educação, de Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária, e de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda.
“O Cartão Material Escolar é uma conquista da cidadania. Em vez de entregar material padronizado pras crianças inscritas nos programas sociais do governo, damos um cartão, e a mãe vai à livraria e compra material como qualquer outro cidadão. Isso dá agilidade e coloca recursos na economia no DF. São R$ 30 milhões na economia”, explica o governador Agnelo Queiroz.
Os livros didáticos serão entregues nas escolas públicas até o dia 10 de fevereiro. As unidades de ensino estão recebendo ferramentas digitais, como DVDs, animações, vídeos, jogos, videoaulas, infográficos e mapas para uso em sala de aula.
Critérios
Com relação à idade mínima para ser beneficiário, o aluno precisa estar matriculado no 1º ano do ensino fundamental. Para retirar o cartão, o estudante deverá apresentar documento oficial de identificação com foto e o CPF. Receberá um envelope contendo o cartão, a senha, uma carta com informações sobre o uso do cartão e uma cartilha com a relação das papelarias credenciadas.
O cartão será entregue bloqueado e, para ativá-lo, o beneficiário deverá ligar para a Central de Atendimento do Cartão Material Escolar, das 8h às 20h. Telefone: 3029-8440.
O material escolar poderá ser comprado apenas nas papelarias previamente credenciados pelas Secretarias de Educação e da Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária. Foram cadastrados 350 estabelecimentos desse tipo, um aumento de 82% em relação a 2013, quando 290 comerciantes se inscreveram.
Agência Brasília

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: