Audiência Pública realizada pelo mandato do deputado Chico Leite no mês passado, mostrou ao governo a necessidade de reforçar as unidades de saúde de Ceilândia. “A construção de um novo hospital para a cidade deve ser prioridade da política de saúde do DF, sem descartar o reforço das unidades de atenção básica da região”, enfatiza o distrital. O encontro reforçou uma demanda da própria comunidade e do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (MOPOCEM).
Construído em 1981 para uma população estimada em 80 mil pessoas, o Hospital Regional da Ceilândia hoje se mostra insuficiente. Afinal de contas, estima-se que apenas a Ceilândia abrigue cerca de 450 mil pessoas atualmente. O hospital recebe também pacientes de cidades próximas e do entorno do DF, como Águas Lindas, Padre Bernardo e Santo Antônio do Descoberto.
Com a presença do diretor administrativo do Hospital Regional da Ceilândia, Sérgio Bezerra, a presidente do Conselho Regional de Saúde da Ceilândia, Andrecinda Rocha, e a coordenadora do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor, Maria Madalena Torres, a audiência pública tornou-se o primeiro passo concreto de uma conversa com o governo pela mobilização para construção de um novo hospital para a Ceilândia com 500 leitos. O próximo passo será uma reunião do MOPOCEM com o deputado Chico Leite e o Secretário de Saúde.
O encontro também serviu para definir que o MOPOCEM procure outros deputados distritais e federais a fim de garantir emendas orçamentárias destinadas à construção do novo hospital, assim haverá recursos para agilizar a definição de um projeto arquitetônico e para começar as obras. Chico Leite garantiu destinar emenda orçamentária no valor de meio milhão de reais para a obra. O projeto urbanístico da Ceilândia já tem uma área determinada para essa construção: o local onde funcionava o Ceilambódromo.
Site do Deputado Chico Leite
Veja mais:
Comemoração e protesto marcam inauguração da UED em Ceilândia
Unidade básica em Ceilândia é convertida para saúde da família
#BoraVencer: veja a lista dos inscritos para o aulão de sábado (28)
Postos comunitários da PM serão desativados em todo o DF
Administrador de Ceilândia se reuniu com o presidente do IBRAM para discutir melhorias para a cidade.
Distritais repercutem pesquisa.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)