Nanicos que apoiaram Agnelo desde o início estão de fora do 1º escalão

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Mais três secretários estão confirmados no primeiro escalão de Agnelo Queiroz (PT). Ao todo, 29 nomes foram recrutados para trabalhar na linha de frente da próxima gestão. Falta ainda definir o titular da Secretaria de Transparência, pasta que será criada após o petista assumir o compromisso durante a campanha. A indicação deverá sair da Controladoria-Geral da União (CGU). Com isso, será encerrada a oferta de vagas no secretariado do futuro governo, que terá 30 gestores — 10 a mais do que a atual estrutura do GDF. Nenhum deles, no entanto, representa quatro partidos que fizeram parte da coligação que ajudou a alçar Agnelo à vitória nas urnas. O apoio dado por PTB, PHS, PTC e PRP, até agora, não foi recompensado na partilha de cargos do Executivo local.

Os anúncios de composição do GDF foram feitos ao longo da última semana. Ontem, quatro novos nomes foram oficializados por nota. Um deles, no entanto, não estará à frente de uma secretaria, embora o cargo tenha o mesmo status. Trata-se do assessor particular de Agnelo, Bolivar Rocha, que teve função igual durante a campanha. Rocha é indicação petista, assim como Edson Ronaldo Nascimento, o futuro secretário de Orçamento e Planejamento, e Abimael Nunes de Carvalho, que comandará a Secretaria de Publicidade. Ao todo, o partido do novo governador tem o maior número de secretários filiados ou indicados: 12. Outra confirmação é um nome do PRB: Célio René Trindade Vieira, atual presidente da Federação de Caratê do DF, assumirá a Secretaria de Esporte.

Sem esconder o descontentamento de não ter recebido um telefonema sequer de agradecimento ao apoio a Agnelo, o presidente regional do PTC, Divino Omar Nascimento, disse que os partidos nanicos são usados e descartados, sem receio. “Quando começam as eleições, os nanicos servem para tudo, mas, depois, não servem para governar. Ele (Agnelo) não teve a humildade de ligar para agradecer, que dirá para oferecer alguma coisa. Nem da transição participamos. Indicamos três técnicos que foram rejeitados”, afirmou. Ele reclamou que o PV e o PSL, siglas de adversários de Agnelo ao Buriti e que só aderiram ao petista no fim da campanha, levaram as secretarias do Meio Ambiente e de Assuntos Estratégicos, respectivamente.

Apesar de o presidente regional do PTB, senador Gim Argelo, afirmar que o governador eleito mantém conversas com os filiados no DF e que deverá agraciar a sigla no momento oportuno, o distrital reeleito Cristiano Araújo admitiu se sentir excluído. “Não existe mais espaço em secretaria alguma. O PTB foi alijado do processo, não fomos chamados nem para conversar”, contou. Mais ponderado, o presidente regional do PRP, Adalberto Monteiro, disse acreditar em Agnelo. “O governador prometeu dar a nossa legenda a diretoria de alguma estatal, além de viabilizar a criação de um órgão de administração penitenciária. Início de governo é complicado, não vamos colocar a faca no pescoço dele”, garantiu o político. A reportagem tentou entrar em contato com o presidente do PHS, coronel Luiz Carlos Ribeiro, mas o telefone estava desligado.

Administrações 
Os partidos nanicos poderão ser contemplados com a partilha de cargos no segundo e no terceiro escalão. Agnelo Queiroz já declarou que todas as legendas que o ajudaram na campanha terão participação no próximo governo. Resta saber onde. Nenhuma diretoria das empresas públicas do GDF foi definida, tampouco o comando das 30 administrações regionais. As conversas sobre o fatiamento dos postos ocorrem a todo momento. O martelo deve ser batido apenas na semana que vem. A assessoria de imprensa do governador informou que os administradores devem ser anunciados em conjunto, mas a premissa de que eles devem ser moradores da cidade onde atuarão pode não ser seguida. Com o aumento aprovado pela Câmara Legislativa — mas ainda a depender de autorização do Executivo —, o salário de tais gestores subirá para R$ 16, 4 mil.



Do Correio Braziliense.

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: