A informação acaba de cair na rede. Veio como uma taça de Vosne-Romanée Premier Cru – Les Malconsorts, servida em uma bandeja folheada a ouro. A suposta promessa de comer mamão com açúcar, que Abdon Henrique teria feito a um restrito grupo de amigos íntimos caso assumisse a presidência do Banco de Brasília, está sendo cumprida pela Terracap. Dos seus cofres, abrigados nas tetas do Buriti, estão jorrando leite e mel.
O presidente da estatal que cuida das terras de Brasília não deixa por menos. Depois de ver catapultado seu projeto de dirigir o BRB, Abdon arranjou um jeito de recuperar o tempo perdido. Ele se inspira em Dom Bosco e faz da Terracap um santuário. A diferença é que a missa da capela é ministrada apenas para parentes diretos ou aparentados.
Os desmandos da administração Abdon estão deixando os servidores da Terracap indignados. Há quem sustente que o governador só toma conhecimento quando os fatos são consumados. E como Agnelo Queiroz, bem ou mal, não é muito de mexer no que já foi feito, a empresa vai se transformando numa capitania hereditária. Pior. De estatal, está virando uma Ltda familiar.
A maior evidência disso é o caso do diretor comercial Deusdeth Cadena Finotti. Trata-se do menino dos olhos de Abdon. Quem conhece a Terracap, sabe o que é PTCD. E sua extinção, para desespero geral, proposta por Deusdeth, foi prontamente acatada por Abdon. Os conselheiros deixaram passar batido. Afinal, o menino dos olhos é o sucessor do dono do menino.
A história da capitania hereditária, como não poderia deixar de ser, é contada em orações durante missas familiares. Envolve personagens com os mesmos sobrenomes. Se não, vejamos. Há Eurides Cadena Finotti, esposa de Deusdeth. Ela é filha de Albertina Cadena. Por sua vez, Albertina Cadena é mãe de Mirina Cadena Henrique de Araújo, esposa do Abdon.
Como todo negócio em família, sempre há uma voz mais firme. E Mirina exigiu que Abdon nomeasse o cunhado para a principal diretoria da Terracap. Dois argumentos: 1) competência, embora desconhecida; 2) cunhado não é parente, mesmo com cheiro de nepotismo indireto.
A estratégia de Abdon tem sido monumental. E à sua sombra serão servidos, com o dinheiro público, pratos quentes de caça. De capivara a pato selvagem, passando por queijos finos. Tudo regado a azeite de amêndoas. E para saborear essas iguarias, nada como uma garrafa de Vosne-Romanée Premier Cru.
A bandeja surgirá pelas mãos da filha. A propósito, um monumento.
Por José Seabra / Notibrás
Veja mais:
Enem 2020 registra aumento de 13,5% em número de candidatos inscritos
Chico Vigilante critica obras inacabadas de creches públicas do DF
Distritais querem reforma definitiva.
Administração de Ceilândia transformou lixões em campos de areia
GDF identifica 78 vans piratas e faz ação para coibir prática em Ceilândia
Cientistas liderados por Brasiliense vão testar vacina contra HIV.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)