No Facebook, Rosso fala sobre autonomia financeira das Administrações Regionais.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

” Uma feliz, abençoada e produtiva terça-feira para todas amigas e amigos aqui do FaceBook. Gostaria de agradecer a todos pelas importantes e ricas participações via Face no debate e discussão de relevantes assuntos do nosso DF, das nossas cidades e do Entorno. Hoje gostaria de compartilhar com vcs assunto/projeto que elaboramos ainda na época do Governo em 2010 e que entendo que a Câmara Legislativa e o GDF deveriam enfrentá-lo imediatamente para o bem da nossa população.

Falo sobre a criacão de um Fundo de Desenvolvimento das Regiões Administrativas. Entendo que as nossas cidades devem ter maior autonomia financeira, maior independência orçamentaria. A titulo de ilustraçao, hoje todo o IPTU, ICMS, ISS, etc que sao arrecadados por exemplo na Ceilandia, Planaltina, Guará, Taguatinga, Samambaia, etc, sao CENTRALIZADOS NO CAIXA CENTRAL DO GDF e são aplicados nos programas constantes da Lei Orçamentaria, no Plano Plurialnual e nos programas governamentais. Isto significa dizer que, o IPTU pago por exemplo por uma familia no Recanto das Emas vai para o caixa do GDF e não necessariamente é aplicado em melhorias ou projetos no próprio Recanto das Emas.
Nossa proposta é destinar parcela dos impostos pagos pela populaçao de cada cidade do DF e que devem ser aplicados OBRIGATORIAMENTE na própria RA. Ou seja, impostos pagos pela populaçao de Santa Maria serão aplicados obrigatoriamente em Santa Maria e assim por diante. Parcela destes impostos comporiam um fundo de desenvolvimento de cada cidade do DF e seriam destinados a projetos, programas e obras que a propria populacao de cada cidade escolheria atra’ves de conselhos locais de planejamento e desenvolvimento, com a participaçao do Governo e sociedade organizada (associaçao de moradores, associações comerciais, instituiçoes publicas e privadas, conselhos comunitários, etc).
Tenho percebido que alguns politicos do DF tem feito investidas no tema ‘eleiçao direta para administradores’ ou mesmo debatido sobre gestão das Administraçoes Regionais. Entendo que antes de qualquer iniciativa nesse sentido deveriamos dar maior autonomia financeira para nossas cidades e a partir daí rediscutir critérios de nomeaçao, escolha ou gestão das nossas cidades do DF. Conto com a participaçao de vcs nesse tema . Grande abraço e muito obrigado pela atençao de sempre! “

Fonte: Assessoria de Rogério Rosso / Blog do Donny

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: