Novo Gama-GO: Programa de Resistência às Drogas forma nova turma

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), de caráter preventivo, realizado por policiais militares selecionados e capacitados, em todos os estados do país, é realizado em Novo Gama (GO) em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e 19º BPM, tendo como instrutores o sargento Maurino Sobrinho, SD Hester Janaina e a coordenadora do programa junto à Secretaria, Marilene Rangel. O Programa já acontece desde agosto de 2005, formando, em média 1.100 alunos por ano, totalizando, ao longo de 6 anos, 7 mil alunos, em media. O programa envolve escolas municipais e particulares, e conta com o apoio do empresariado local.
Na última cerimônia de formatura, dia 23 de novembro, no Ginásio Novo Gama, a cerimônia contou com um publico estimado de 1.500 pessoas e da participação da Banda do 10º BPM, de Luziânia. Houve várias homenagens e apresentações. Ao apresentar-se, juntamente com sua professora, a aluna Rute, portadora de necessidades especiais, emocionou a plateia, arrancando lágrimas de vários olhares em meio aos participantes.
Além da participação do vice-prefeito, Paulo Rocha, que representou o prefeito Doka, em reunião em Goiânia, e do secretario Municipal de Educação, Waldson Rodrigues, participaram do evento alunos, pais, instrutores, servidores municipais e comerciantes; o secretário Municipal de Meio Ambiente, Valdemir Guedes; o secretário Municipal de Transporte, Damião; e o comandante do 19º BPM, coronel Azevedo.
O programa é desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses, em média, nas escolas de ensino público e privado, para os alunos que estejam cursando o quinto ou o sétimo ano do ensino fundamental. Por meio de livro do Proerd, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, com atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que as crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.
Também o programa é estendido à família, por meio de curso específico para pais ou responsáveis, durante um mês, uma vez por semana, com duração de duas horas cada encontro.
Em 2010, o Proerd iniciou o programa voltado para a Educação Infantil, com o objetivo de possibilitar o reconhecimento de situações que possam comprometer a segurança e a saúde, por meio de atividades orientadas para a pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental, levando o aluno a participar de atividades, discussões e desenvolvimento de habilidades que o conduza à solução de problemas e dificuldades, ensinando procedimentos a adotar em situações de emergência ou quando ocorrem eventos inesperados, principalmente sabendo dizer não, quando necessário, e a pedir ajuda.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Novo Gama

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: