Na Câmara Legislativa do DF, todos os 24 deputados possuem conta na rede social
O Twitter chegou à política para ficar. Sensação das eleições de 2010, este ano a ferramenta passou a ser mera divulgadora de plataformas a diário dos políticos. Na Câmara Legislativa do DF, todos os 24 deputados possuem conta na rede social. Os usos são variados, mas o objetivo é o mesmo: criar uma comunicação direta com a comunidade.
deputado Chico Leite (PT) é o terceiro parlamentar com mais seguidores no Twitter (2.813), atrás de Patrício (PT) com 3.903 followers e Professor Israel (PDT), com 2.982. Leite afirma que utiliza a ferramenta quase todos os dias para debater ideias, divulgar projetos e ouvir as demandas da população. “É um fantástico canal de comunicação com a sociedade”, afirma. O deputado gosta da instantaneidade, pois recebe as respostas aos seus “tweets” em poucos segundos.
A maioria dos perfis de parlamentares é atualizada por assessores, prática condenada por Celina Leão (PMN). A deputada não fornece sua senha e publica mensagens a seus 1.567 seguidores direto de seu smartphone. Celina acredita que por o Twitter ser uma ferramenta pessoal, não deve ser atualizado por funcionários. “Eu acho que devo lealdade a quem está me seguindo. Deputado que deixa a assessoria ter acesso ao Twitter como se ele fosse está cometendo um estelionato contra seus eleitores”, diz. “As pessoas gostam de saber do meu dia-a-dia, por isso às vezes publico que estou jogando futevôlei no Parque da Cidade. É uma forma de me aproximar dos meus seguidores”, conclui.
Liliane Roriz (PRTB) discorda que o Twitter deva ser atualizado exclusivamente pelo titular da conta. “Eu acho deselegante estar em uma reunião e ficar ‘tuitando’”, diz. Segundo a deputada, a assessoria presta valioso auxílio quando não está disponível para informar seus 1.350 seguidores. Ela confessa não ser viciada e que prefere, em seu tempo livre, ler bons livros e jornais. “O Twitter é uma ótima ferramenta para se prestar um serviço público, mas deve ser usado com moderação”.
O deputado Raad Massouh (DEM) é um novo adepto das redes sociais. Segundo sua assessoria, Massouh aprendeu há pouco tempo como utilizar o Twitter e o Facebook (outra popular ferramenta de internet) e está viciado. Ele utiliza as comunidades virtuais para ouvir seus 539 seguidores e enviar recados.
A conta da deputada Luzia de Paula (PPS) e do deputado Benício Tavares (PMDB) são as únicas que não possuem ao menos um tweet. A assessoria de Luzia informa que existem planos para que o perfil da parlamentar comece a ser alimentado, como já é sua página pessoal, mas ainda não há data.
Quase todos os deputados – exceto Agaciel Maia, que está com a conta inativa desde o fim das eleições de 2010 – utilizam a rede social para divulgar agenda, discutir projetos de lei e responder aos pedidos dos internautas. O Twitter possibilita um contato incomum, sem passar por assessores.
Fonte: Jornal Alô, com informações do Blog do Donny.