O que rolou hoje nos bastidores da política.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
  
Jornalistas em foco
Vai acontecer nessa quarta-feira (17), na Embaixada de Portugal, o 8º Prêmio Engenho de Comunicação – o dia em que o jornalista vira notícia. Onde os melhores trabalhos de meios de comunicação e jornalistas serão avaliados. A comissão julgadora será composta por alguns nomes conhecidos como: ministro do STF Marco Aurélio Mello; ministro do TCU José Múcio Monteiro; presidente da OAB-DF, Francisco Caputo; presidente da Associação Comercial do DF, Danielle Moreira; presidente da Fecomércio-DF,Adelmir Santana. Quem quiser mais informações é só acessar o site – www.engenhocriatividade.com.br  
Em ritmo de campanha 
O ex-governador Joaquim Roriz anda muito empolgado, e muito disposto com sua provável candidatura a prefeito de Luziânia. Segundo fontes uma de suas plataformas, de campanha é transformar o aeroporto de Luziânia em auxiliar ao de Brasília. Roriz diz que caso eleito, vai fazer o melhor governo da sua vida política e da história de Luziânia. Ele ressalta que o município, tem tudo para ser a cidade Eldorado do Centro Oeste. No dia 12 de setembro, Roriz transfere seu domicílio eleitoral para Luziânia, seu berço político. A dúvida que fica é se a justiça eleitoral vai aceitar sua candidatura.
Ampla Aliança
O presidente do PSC- Luziânia Beto Roriz, que é sobrinho do ex-governador. É um dos articuladores da candidatura de Joaquim Roriz, a prefeitura de Luziânia. Ele revelou que está conversando com todos os partidos do município. De acordo com Beto até agora só três partidos, não vão apoiar a candidatura de Roriz. Eu perguntei sobre os boatos de que Roriz – não iria disputar mais a prefeitura de Luziânia – por problemas de saúde. Ele soltou a frase: “PRAGA DE URUBU MAGRO, NÃO PEGA EM BOI GORDO”.
 Multada
A ex-secretária de gestão administrativa do GDF, Maria Cecilia Landim, foi multada pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal, na semana passada, em quase cinco mil reais por irregularidades cometidas na contratação emergencial da empresa linknet, em 2006, para fornecimento de veículos alugados. O relatório do TCDF bate duro nas contratações emergenciais e serve de alerta para os atuais secretários e administradores do GDF. Além da multa os ex-integrantes da Secretaria aina podem ser condenados a devolver quase cinco milhões de reais de sobre preço no mesmo contrato.

Cotada
A cada dia que passa, crescem os rumores – de uma possível candidatura – da deputada distrital Eliana Pedrosa (DEM) ao Buriti em 2014. Dizem nos bastidores que não seria pelo DEM. O PSDB já está com as portas escancaradas, para o ingresso da parlamentar. A deputada irá se encontrar com o senador Aécio Neves e o governador Marconi Perillo, ainda esse mês. Falta, no entanto, combinar esta pretensão com o presidente da legenda Alberto Fraga.
Nepotismo I
Um dos assuntos mais comentados na última semana foi o nepotismo, na Câmara Legislativa. Segundo determinação do Ministério Público. Pessoas da mesma família, não podem ocupar cargos comissionados na estrutura da Casa, portanto, quem tiver nessa situação tem que ser imediatamente exonerado. Essa determinação vale para parente de deputados ou de servidores. Pelo que eu pude apurar no Legislativo, muitos serão exonerados. A próxima meta do Ministério Público é cobrar as mesmas providências no poder executivo.Não vai sobrar pedra sobre pedra. 
 Nepotismo II 
Servidores efetivos da Câmara Legislativa, que ocupam cargos de chefia não serão afetados pela recomendação do Ministério Público, proibindo a contratação de parentes na Casa. Essa exceção está publicada no Diário da Câmara Legislativa da última segunda-feira, no mesmo ato que disciplina as exonerações de servidores com parentes.
Vou explicar direitinho – as exceções são quando:
A primeira é quando o servidor efetivo ocupar cargo de chefia e seu parente, também servidor efetivo, for requisitado pela câmara, mas não for seu subordinado direto.
O segundo caso permite que dois servidores efetivos, mesmo que parentes, ocupem cargo de chefia caso não haja subordinação direta entre eles.
Mais Luz
A Companhia Energética de Brasília (CEB) vai receber um fôlego financeiro de R$ 800 milhões. O dinheiro será liberado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nos próximos dias. A operação foi autorizada pelo governo federal e confirmada ontem pelo GDF. Essa medida foi tomada para aumentar a eficiência da CEB e acabar com os constantes apagões. Falta o GDF explicar a origem de toda está dívida gigantesca, e os responsáveis por ela, pois ao fim das contas somos nós contribuintes que pagamos. Tomara que pelo menos tenhamos muita luz.
 Trabalho da China
Crescem as especulações sobre a nomeação do deputado Cristiano Araújo para a secretaria de trabalho, situação que atenderia os interesses do PTB, comandado pelo Senador Gim Argello, mais tiraria o PDT do Senador Crstovam Buarque, do primeiro escalão do GDF.  Durante a viagem a China, integrando a comitiva do Governador Agnelo, Cristiano Arqaújo praticamente aceitou ocupar a pasta, conforme antecipamos na semana passada. Outras mudanças no primeiro escalão do Buriti ainda são esperadas.

CPI da CorrupçãoOs blogs e sites de notícia divulgaram com grande repercussão a posição dúbia do Senador Cristovam Buarque, que em discurso ontem no senado se mostrou inflamado no apoio a presidente Dilma nas ações de limpeza nos ministérios, mas se negou a assinar a CPI da corrupção. Dizem que ele fala uma coisa, mas pratica outra. Por falar em Cristovam Buarque, seu distancimanto do governador Agnelo está maior que a distância entre o Brasil e a China. Aguarda-se um rompimento para breve.

Fonte : Blog do Odir
Imagem: Google 

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: