O são João está chegado e com ele às quadrilhas juninas em Ceilândia.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Ceilândia, uma cidade nordestina no coração do Brasil, é berço de tradições folclóricas juninas do Brasil nordestino. Sinônimo de cultura popular brasileira, e que representa a identidade social do povo através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, o folclore junino é também uma parte essencial da nossa cultura popular.


Em Ceilândia estas manifestações são mantidas por diversos grupos de quadrilhas juninas, dentre eles o Grupo de Dança Folclórica Sanfona Lascada, coordenado por Robson Vilela, que atua deste junho do ano 1982. Ceilândia é hoje o berço cultural de quadrilhas juninas do Distrito Federal, mantendo viva a cultura da dança de quadrilha junina na capital Federal, resgatando os costumes nordestinos existentes em nossa região, afinal de contas, Ceilândia é a cara do povo nordestino e a Sanfona Lascada é a cara do Nordeste, uma quadrilha “arretada” .

O grupo já coleciona mais de 100 conquistas em concursos realizados em Brasília-DF, dentre eles os mais importantes: – Campeã do Concurso Regional de Quadrilhas do SESI/Rede Globo – Tetracampeã do Concurso SESC de Quadrilhas Juninas – Campeã do modulo B em seu 32º ano de existência. Agrega a isso intercâmbios cultural e viagens de pesquisa junto as cidades de Fortaleza – Ceara , Serra Talhada – Pernambuco , Goiânia –Goias, Iguatu – Ceara e Rio verde Goiás .
Por ACIC

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: