Os desafios de ser um blogueiro (a).

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram


Por Leiliane Rebouças

Hoje, foi comemorado na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o“Dia do Blogueiro”, cuja a autoria do requerimento foi da Deputada Distrital Luzia de Paula, uma ideia louvável, diga-se de passagem!
Muitos blogueiros do DF compareceram à sessão solene, o que nos proporcionou o prazer de encontrar os vários amigos que já conhecemos pessoalmente, e estabelecer contato com os blogueiros que ainda não tivemos a oportunidade de conhecer!Seria perfeita a sessão solene se não fosse por um detalhe muito importante: Foi dada a palavra para quem estava na plenária apenas no final, quando já era quase noite. Eu mesma, tive que sair antes de abrirem a palavra, porque tinha outros compromissos. Os blogueiros, permaneceram a maior parte do tempo na sessão como plateia, quando o correto seria abrir a palavra para a plenária logo de inicio e intercalar com as falas de quem estava na mesa. Faltou organização. Fica a dica para o próximo ano, quem sabe…
Esse protagonismo dos blogueiros deste o inicio da sessão seria muito importante porque só nós sabemos quais as dificuldades para manter nossos blogs, e a nossa realidade. E quem não é blogueiro não tem o claro entendimento da nossa realidade, o que ficou exemplificado na fala do Deputado Distrital Olair Francisco que demonstrou pouco conhecimento sobre os blogueiros ao dizer que quem tem pouco acesso é porque tem pouca credibilidade! Um equívoco que só quem não é blogueiro poderia cometer.
Ser blogueiro é um desafio, criar um blog é um ato de coragem e é se expor, expor suas ideias e se expor à críticas, não apenas criticar. Abrir um blog é fácil, qualquer pessoa pode fazer hoje em dia, bastando apenas ter uma conta em grandes provedores que ofereçam o serviço. Manter o blog é que é o desafio! Porque é um desafio? Primeiro porque temos que pensar no que escrever todos os dias: O que escrever? que ideias usar? para quem escrever?
Assim que iniciamos um blog e começamos a compará-lo com os blogs de profissionais respeitados e mais experientes que tem grande visualização, nos questionamos: Será que um dia conseguirei isso? Como conciliar os estudos, o trabalho diário, a vida familiar e etc quando o blog não te gera nenhuma renda ou é apenas uma renda extra? è preciso ter muita convicção de que é isso realmente que você quer fazer! pois exige tempo, esforço e coragem!
Em algum momento, é preciso se profissionalizar e investir! adquirir conhecimentos sobre o funcionamento de um blog e toda a sua estrutura. É preciso divulgar! Afinal, sem visitantes o blog é como um livro sem leitores! Portanto é necessário saber divulgar, e muitas vezes ter recursos financeiros para divulgar! E é ai que está o equívoco da fala do Deputado Olair… quem perde visitantes muitas vezes os perde porque não tem tempo para atualizar o blog, ou porque não sabe ou não tem condições de divulgá-lo!
Um blogueiro profissional precisa investir em cursos para o seu aprendizado, se quer mesmo garantir sua renda nessa área de mídia digital. Pois, devemos adquirir conhecimentos para poder oferecer valor! E isso tem um custo.
Os blogs são importantes, são o futuro da comunicação. Nós blogueiros profissionais ou não, jornalistas ou não, fornecemos informações que geralmente não são pautadas pela grande mídia! Damos voz aos excluídos, ou somos os excluídos que utilizam essa ferramenta para ter voz! E não raro, somos monitorados e a grande mídia, eventualmente se pauta pelo que oferecemos de informação porque chegamos onde ela não chega.
Sendo assim, quero finalizar esse post, afirmando que adoraria ver unidos e associados todos os blogueiros de Brasília! Nós que somos denominados de “perigosos” por governos e algumas empresas , pelo alcance que temos! Nós que estamos excluídos das verbas de publicidade dos órgãos de comunicação governamentais no Distrito Federal na maioria das vezes porque não aceitamos ser açodados e amordaçados e mantemos uma linha de independência na informação a duras penas! Unidos seremos ainda mais fortes!
Agradeço a todos os blogueiros de Brasília que tem ajudado a divulgar o meu blog e os meus textos! Em especial ao Edson Sombra, ao Mino Pedrosa, ao blog do Cafezinho, ao Câmara em Pauta, Protázio, Ao Acontece Brasília, aos blogueiros de Planaltina na figura do Fernando Fidelis, ao Matheus Leone, ao Chiquinho Dornas, ao Dony Silva, ao Chico Santanna, ao Arthur Benevides, ao Informando e Detonando com Sérgio Loros, à equipe do Guardian Notícias ( Odir, você precisa ir mais na Vila Planalto! rs), Kely Brasil (Um dia, eu vou crescer e ser como vocês, grandes blogueiros!).
Agradeço também aos parlamentares que respeitam e acompanham o nosso trabalho. E a todos os amigos e amigas que lêem o meu blog e que me incentivam a mantê-lo apesar de todas as dificuldades e falta de tempo devido a minha vida de mãe, trabalhadora , estudante e militante! 
Fonte: Perturbando o ‘STATUS QUO’ por Leiliane Rebouças

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: