O Hospital Regional de Ceilândia (HRC) fará parte de um estudo internacional de incentivo ao aleitamento materno em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. Para promover o projeto, a pesquisadora canadense Fay Warnock fez uma palestra nesta terça-feira (17) para os profissionais do HRC, estudantes e professores da UnB.
O projeto tem como objetivo avaliar a efetividade da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) para as unidades neonatais, visando o aumento das taxas de aleitamento materno exclusivo para redução da taxa de mortalidade e morbidade associadas com a prematuridade.
De acordo com a coordenadora do projeto no Brasil, Carmen Scochi, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, São Paulo, trata-se de um projeto inédito em parceria com UnB, HRC e outras instituições internacionais, com vistas ao aumento precoce da amamentação e prevalência do aleitamento materno exclusivo neonatal, bem como melhorar as condições de saúde dos prematuros e as práticas profissionais para promoção, proteção e apoio nas UTIs neonatais.
O projeto constará de uma primeira parte de análise de prontuários, onde serão verificados dados relativos ao aleitamento materno e às condições de saúde dos prematuros, além das estratégias que profissionais de saúde e mães utilizam para promover e apoiar a amamentação.
Numa segunda fase acontecerá à implementação da intervenção da IHAC Neo guiada pelo modelo PARISH (Promoting Action on Research Implementation in Health Services) e pela estratégia de transferência de conhecimentos com objetivo de monitorar as práticas de incentivo ao aleitamento materno.
As pesquisas da doutora Fay Warnock consistem em identificar comportamento típicos e atípicos de neonatos em situação de dor e estresse, examinar e aperfeiçoar o papel materno durante o pré-natal e pós-natal, depressão materna e condições de saúde complexa.
Veja mais:
PM apreende duas armas de fogo de grosso calibre em Ceilândia
POLICARPO GARANTE EMPENHO POR MELHORIAS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE.
Criptobaile celebra tecnologia com festa na Ceilândia
Novo Gama-GO: Prefeito Doka inaugura complexo social: o Centro Recreativo Lago Azul, em Novo Gama
Cinco malas são presos após assalto a posto de combustível em Ceilândia.
Sabadão Cultural na Ceilândia.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)