Na manhã do dia, 12 de outubro, o Deputado Olair Francisco participou da festa do Dia das Crianças, em Santa Maria. A cidade participou do projeto “Faça Uma Criança Sorrir”, da Gerência de Esporte, Cultura e Lazer, as crianças participaram de um dia de lazer com jogos, brincadeiras e distribuição de brinquedos e lanches, no Ginásio de Esporte de Santa Maria. Durante o evento, as crianças de baixa renda da cidade desfilaram com roupas e calçados novos, doados pelo “Faça Uma Criança Sorrir” e tiveram acesso a palhaços, pintura de rosto, apresentação de corais, teatro de bonecos, grupo de dança infantil, além da distribuição de algodão doce, pipoca e lanches, entre outros atrativos. Uma festa que reuniu mais de cinco mil pessoas, onde muitos receberam o impresso da Declaração dos Direitos da Crianças. Alguns pela primeira vez conheceram o documento e sua importância.
“Todas as crianças, independente de raça, credo, cor ou sexo têm direito a receber afeto, amor, compreensão, alimentação, cuidados com a saúde e educação gratuita; além de serem protegidas contra qualquer tipo de exploração“. Declaração dos Direitos das Crianças.
Infelizmente, as crianças brasileiras – apesar dos reconhecidos avanços dos últimos tempos – ainda não recebem, em sua totalidade, tais cuidados, declarou o Dep. Olair Francisco. Que em seu discurso, apresentou o Projeto de Lei que fora protocolado na CLDF.
E enfatizou,”…Colocar todas as crianças na escola – e em tempo integral – é ainda um desafio em pauta. Grande parte das famílias não tem condições de dar o suporte ao acompanhamento das tarefas escolares. Além do mais, não pode oferecer os nutrientes necessários para o desenvolvimento físico e mental de seus filhos – o que passa a ser feito pela escola. Ademais, a chaga do trabalho infantil ainda não foi erradicada do Brasil. Cerca de uma, em dez crianças (dois milhões) é obrigada a trabalhar em alguma atividade. Ter esses dados em mente é o primeiro passo para mobilizar as forças capazes de enfrentá-los com determinação política e amor às crianças. Tal fato me levou a protocolar um projeto de lei, que visa instituir no âmbito do Distrito Federal a obrigatoriedade de fixação de placas que contenham a frase:” NÃO DOE MOEDAS NOS SINAIS DE TRÂNSITO, NÃO ESTIMULE O TRABALHO INFANTIL.” A necessidade de se instituir políticas públicas visando a desestimulação do trabalho infantil é tarefa de todos por seu notório e relevante dever social. O problema do trabalho infantil só será erradicado quando todos, família, sociedade , poder público unirem-se em ações concretas, buscando o desenvolvimento cultural, esportivo e educacional de nossas crianças e adolescentes. Sabedor do trabalho Infantil e do seu crescimento em nossa sociedade, acredito que a mudança virá no momento que cada um de nós darmos nossa contribuição, certamente teremos um futuro melhor para nossas crianças.” Conclui o Dep. Olair Francisco.
Asses. Gab. Dep. Olair Francisco.
Veja mais:
Grupo cultural de Ceilândia mantem tradições nordestinas a 35 anos
Além das diferenças: criança ajuda colega cadeirante durante apresentação na escola
Empresa investe em revitalização de parques na Ceilândia
Programa Jovem de Expressão promove baile Charme em Ceilândia
Federação afasta Ceilândia Esporte Club do campeonato 2013
PMDF tira mais de 30 armas das ruas durante uma semana em todo o DF