Planejamento familiar chegará às escolas do Distrito Federal.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Projeto de lei aprovado pela Câmara Legislativa no último dia 13, de autoria da distrital Luzia de Paula, propõe a instituição da Política de Informação sobre Planejamento Familiar nas escolas públicas do Distrito Federal, por meio de palestras que serão organizadas e ministradas por profissionais qualificados, nas quais serão abordados métodos contraceptivos, reprodução humana, gravidez, doenças sexualmente transmissíveis, puberdade, homossexualidade, abuso e assédio sexual e outros temas correlatos.

A organização das palestras deverá contar com a participação, de forma integrada, dos conselhos de pais e mestres, grêmios estudantis, conselhos tutelares, entidades estudantis, órgãos de saúde e entidades representativas de todas as esferas governamentais. A deputada afirma que seu projeto, ao assegurar acesso a informações sobre planejamento familiar aos alunos da rede pública de ensino, caminha no sentido de fazer com que eles passem a ter maior conhecimento acerca do conjunto de ações de regulação da fecundidade de maneira que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal.
A assistência em planejamento familiar deve incluir acesso à informação e a todos os métodos e técnicas para concepção e anticoncepção, cientificamente aceitos, e que não coloquem em risco a vida e a saúde das pessoas. Para ser bem sucedido, um programa de planejamento familiar deve ser parte integrante de um plano econômico. Requer a existência de uma série de condições favoráveis, como educaçãosaúde, atendimento médico-hospitalar, consciência e aprovação popular. Por conta disso, entendo que a melhor maneira de tratarmos de planejamento familiar deve ser na escola, especialmente a pública, que abriga os alunos normalmente oriundos das camadas mais pobres da população e que carecem de mais informação sobre o tema”, finaliza Luzia de Paula.

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: