Prêmio Cidadania e Direitos Humanos LGBT homenageia os melhores do ano

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Foto: Divulgação

Prêmio Cidadania e Direitos Humanos LGBT é realizado pelo Grupo Homofobia Zero.

Uma grande celebração em homenagem àqueles que lutam contra o preconceito. Esse é o objetivo do ‘Prêmio Cidadania e Direitos Humanos LGBT’, realizado pelo Grupo Homofobia Zero, que valoriza a importância dos indivíduos, organizações da sociedade civil, empresas e órgãos públicos que se destacaram no campo cultural, político, empresarial e de ativismo, com ações de visibilidade ou benefícios, fortalecendo a cidadania e direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. O evento acontecerá no dia 18 de novembro, às 18h30, no Auditório da Câmera Legislativa do DF, em Brasília com shows de Anderson Lira e Arthur Dourado.


“O Prêmio Cidadania e Direitos Humanos LGBT é uma celebração onde reconhecemos a importância de indivíduos, representantes do Poder Público e organizações da sociedade civil, privadas ou estatais, que se destacaram no corrente ano com ações de visibilidade ou benefícios para a comunidade LGBT”, explica o presidente do Grupo Homofobia Zero, Airton Varela.


Confira as categorias e os premiados:


Visibilidade Trans: Ludymilla Santiago

Uma das líder das meninas do DF, Ludymilla Santiago faz parte da Anav Trans-DF; e participa do Projeto Quero Fazer, que leva prevenção, informativos e testes rápidos ao público LGBT. Sua participação como interlocutora entre comunidade trans e sociedade tem sido de extrema importância para que projetos de cidadania e prevenção tenham obtido sucesso.


Inclusão Social: Comunidade Athos

Uma Igreja inclusiva que têm se destacado no senário LGBT defendendo uma ótica religiosa inclusiva. Participa dos atos, manifestações e Paradas. Possuem papel fundamental na desconstrução da ideia de pecado ligada à homossexualidade.


Militância: Elker Barros

Um militante virtual, mas que expande suas ações para o público LGBT além da internet. Elker Barros é um dos militantes LGBT mais conhecidos do DF. Ajuda nas Paradas do Orgulho LGBT e ainda encontra tempo para encaminhar lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais ao mercado de trabalho. 


Políticas Públicas: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda

A SEDEST, através do Núcleo de Atendimento Especializado às Pessoas em Situação de Discriminação Sexual, Religiosa e Racial (NUDIN), realiza grupo de convivência voltado para o público LGBT. O objetivo é fortalecer os vínculos, aproximando participantes, em um momento de confraternização que conta com bate-papo, exibição de vídeos e ensaios fotográficos com a temática LGBT, e prevenção das DST.


Ações Legislativas: Deputado Distrital Olair Francisco

Olair Francisco (PTdoB) é premiado pelo seu histórico enquanto parlamentar, defendendo as questões de direitos humanos e a pauta LGBT. Olair tem sido responsável pela aprovação de emendas parlamentares para a implementação de políticas públicas pró-LGBT no Distrito Federal.


Imprensa: Jornal de Brasília

Veículo de grande circulação no Distrito Federal, o Jornal de Brasília se destaca com matérias de primeira página com direito a beijo gay, sobre Paradas do Orgulho LGBT do DF e outros temas de grande visibilidade ao público LGBT.


Responsabilidade Social: Instituto Sabin

O Instituto Sabin é premiado pelos benefícios e reconhecimento das uniões entre pessoas do mesmo sexo, tanto para funcionários quanto para clientes. O Sabin passou a apoio e apresentar a Parada do Orgulho LGBTS de Brasília. Além disso, o Instituto realiza distribuição de preservativos e lubrificantes na Parada.


Atitude: Fabiana Ferreira

A Assessora Especial Fabiana Ferreira atua na Câmera Legislativa do DF em prol da comunidade LGBT; Fabiana tem se mostrado uma fiel defensora dos direitos LGBT. Está sempre presente em eventos e atos que reivindicam ações concretas de combate à homofobia.


Trabalho Virtual: Portal Gay1

Como um importante portal de entretenimento e notícias nacionais e internacionais, o Gay1 tem ajudando a disseminar informações de qualidade, atualizadas diariamente e numa linguagem acessível que contribui para a instrumentação da comunidade LGBT, assim como a diminuição do estigma e da homofobia.


Organização Comunitária: Mães Pela Igualdade

Um grupo de mães de todo o Brasil unindo suas forças para dar um recado claro contra a discriminação, a violência e a homofobia crescente e fora do controle no país. Mulheres corajosas e assumidas que levantam suas vozes em favor do respeito à diversidade, igualdade de direitos e fraternidade. Exigindo o fim da discriminação e da violência às pessoas LGBT no Brasil, por amor a suas filhas/filhos e em respeito à diversidade. Seu desejo é avançar a ideia de que a IGUALDADE É O VALOR FAMILIAR MAIS IMPORTANTE!;


Votação Popular:

A categoria foi criada para que o público LGBT escolha quem mais se destacou no ano de 2013. São pessoas, Ongs e projetos que você pode votar na enquete. Votação vai até às 23h59 do dia 17 de novembro.
Informações do portal Gay1

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: