O presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício (PT), apresentou nesta quarta-feira (14) em plenário a resposta da Procuradoria da Casa à notificação da Receita Federal sobre a suposta necessidade de ressarcimento de imposto de renda relativo à ajuda de custo, conhecida com 14° e 15° salários.
No oficio n° 43/2012, a Procuradoria revela seu entendimento de que os valores recebidos pelos deputados são “isentos e não tributáveis”, estando na rubrica de ajuda de custo, não sendo assim considerados como salários.
A Receita Federal havia notificado a Câmara Legislativa e o Senado Federal sobre a necessidade de os parlamentares pagarem imposto de renda, tese rechaçada pela Procuradoria. No final de fevereiro, a Câmara Legislativa já havia aprovado a Lei 4.795/2012, que aboliu o pagamento do benefício. “Nenhum deputado que recebeu fará qualquer restituição a Receita Federal”, garantiu Patrício.
De acordo com o ofício da Procuradoria, o imposto de renda tem como fator gerador a “aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica da renda (produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos) e de proventos de qualquer natureza. A indenização especial, o 13° salário e as férias não gozadas não configuram acréscimo patrimonial de qualquer natureza ou renda e, portanto, não são fatos imponíveis à hipótese de incidência de imposto de renda”.
CLDF / Foto: Fábio Rivas
Veja mais:
Israel protocola representação questionando o valor abusivo cobrado pelo litro de gasolina.
PM João Dias é preso novamente.
Código Florestal aprovado: veja como votou a bancada do PDT
Rapidinha do Protazio: Homem é assassinado na feira da Guariroba em Ceilândia.
Ceilândia: Alunos com altas habilidades vencem concurso.
Lei obriga GDF abrir caixa preta do transporte público.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)