Projeto “Bateria nota show” de Ceilândia.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Iniciado há cerca de 12 anos, o projeto social Bateria Nota Show da Ceilândia (DF) vem crescendo e conquistando jovens e adultos. A atividade começou com um convite da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF), recebido pelo bombeiro Wagner Dias, para ser instrutor de um programa de percussão para jovens carentes. Inicialmente batizado de Amigos da Gente, o projeto teve 250 alunos e duração de apenas um ano.
Ao término do período, porém, Dias deu andamento à Bateria Nota Show por conta própria, procurando apenas algumas parcerias para auxiliar nas oficinas.
Com a iniciativa, a ação foi ampliada e hoje, além das oficinas de percussão, são oferecidas aulas de dança do ventre e axé. O projeto é realizado nas escolas públicas da Ceilândia e em um galpão que é alugado, o projeto não conta com recursos públicos, e vive de cachês de apresentações. O público alvo é a população carente da comunidade e o objetivo é promover a cultura, o lazer e a integração, evitando a criminalidade e proporcionando qualidade de vida melhor aos aprendizes. A única exigência para ingressar nas atividades é que os jovens em idade escolar estejam devidamente matriculados, com documentação comprovada. A idade mínima é sete anos.

Cronologia do projeto: 

– 1999
Tudo começou no mês de setembro com a idéia de formar, juntamente com a Secretaria de Esporte e Lazer – Projeto Amigos da Gente (já existente na época), grupos que trabalhariam com percussão nas cidades satélites do Distrito Federal com o apoio do GDF através das Escolas de Samba. Almir de Souza Figueiredo, presidente da LIESB – Liga das Escolas de Samba de Brasília propôs este desafio e juntamente com Mestre Eduardo – Diretor de Bateria da escola de samba Estácio de Sá – RJ, realizaram um curso técnico de agentes monitores com 18 pessoas, ministrado no galpão da ARUC.

– 2000
Dando continuidade ao projeto, foram atendidas cerca de 480 pessoas. Diversas apresentações foram realizadas em eventos e espaços públicos, como: FaSanta, FaGama, Facita, Congresso Nacional da Consciência Negra com a bateria da escola de Samba de Santa Maria. No início houveram várias dificuldades, até mesmo por falta de experiência, mas que foram superadas com muito trabalho e força de vontade.

– 2001
Com o desfile das escolas de samba de Brasília do 1º grupo, o projeto ampliou-se, passando a ser exercido também em Ceilândia no Espaço Ladainha e juntamente com a Escola de Samba de Santa Maria, com uma base de 600 pessoas e 02 instrutores; realizaram uma média de 40 apresentações.

– 2002
Aconteceram desfiles em algumas escolas de samba de Brasília. Também neste mesmo período foram realizadas inúmeras apresentações em eventos de cunho político. Realizou-se viagem ao Rio de Janeiro com 50 alunos, experiência impar na vida institucional. 

– 2003
Ano marcado por muitas apresentações privada e públicas. Cerca de 600 jovens atendidos e 2 instrutores formados. Com vista às proporções tomadas pelo projeto, foi firmado apoio da Fundação Zumbi dos Palmares. Seguindo com a linha cultural, eventos culturais foram realizados nas cidades de Valparaizo e Sobradinho; Seminário no Teatro Nacional (tema: carnaval). Percebeu-se neste mesmo período o amadurecimento da Direção do Projeto e embora houvesse um grande assédio Político, os recursos eram insuficientes para o bom andamento das atividades desempenhadas.

Surgiu no período, possibilidade de apresentação em uma mansão no Lago, onde através de uma pessoa chamada Silmara, que havia gostado do trabalho apresentado pela equipe, e relatando informações a respeito do projeto a seu chefe, dono da empresa Heventus Produções, firmou-se parceria para eventos de universidades e formaturas.

– 2004
Desfiles em todas as escolas de samba de Brasília que resultaram na ascensão de algumas escolas do 2º para o 1º grupo. Diversos eventos realizados no Espaço da Corte e Marina Hall. Neste período o projeto foi convidado a participar do Aniversário de Carlinhos Beauty com a presença da cantora Gretchen. Foi realizada apresentação no dia 18 de maio – Dia Internacional de Combate a Violência Sexual Infantil.

Além dos alunos de Santa Maria foi criado um núcleo de 150 alunos na Ceilândia;

– 2005
No carnaval, foi realizado desfile no bloco das Gaviões da Fiel em Brasília, bem como, participação no desfile de outras Escolas de Samba. Um grande número de apresentações de menor vulto, foram realizadas. Houve ainda, participação em Seminário com os funcionários da CONFEA – Confederação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia em Pirinópolis – GO.

Marcando mais um ano de ascensão do projeto, foi realizada parceria com a casa da justiça e surgiu, pelo segundo ano consecutivo recebeu-se o convite a apresentação no dia internacional de combate a violência sexual infantil;

– 2006
O Projeto Bateria Nota Show obteve nota 10 em todas as cinco escolas de samba que desfilou em Brasília. O Projeto realizou uma apresentação de aniversário de 50 anos da Sra. Vânia, da Secretaria de Educação, na casa de shows Palazzio, onde apresentaram-se: a Bateria, um grupo de Axé e um grupo de Pagode, pertencentes ao projeto. A festa de formatura de Oficiais do corpo de Bombeiro Militar do DF – CBMDF, também foi brindada com a participação do projeto e novo convite foi realizado para que o projeto fizesse apresentação em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Violência Sexual Infantil. Foi realizado, neste mesmo ano, atividades na Escola Classe 64 de Ceilândia com participação de aproximadamente 150 jovens.

A Bateria Nota Show fez-se presente em eventos políticos, café da manhã no Dia das crianças, na Casa da Justiça, apresentação no CONIC, com Joãozinho 30, carnavalesco carioca; Apresentação na Rodoviária no Dia Nacional do Samba e eventos realizados com a Torcida Organizada das Gaviões da Fiel.

– 2007
Foi firmada parceria com a ONG Grupo Atitude de Ceilândia; Desfile em escolas de samba de Brasília, totalizando quatro escolas. Evento da UNE – União Nacional dos Estudantes, na UNB; Participação no evento: Maior São João do Cerrado na Ceilândia. Participação na gravação do programa Criança Esperança para o GRUPO ATITUDE. Apresentação no DFTV – movimento hip-hop com participação da bateria, juntamente com o Grupo Atitude. Criação e ampliação do projeto Bateria Nota Show – deixando de ser apenas um projeto de bateria para atender outros projetos sociais, na data de: 21 de maio de 2007. Mudança de nome, passando a chamar-se Associação Bateria Nota Show. Apresentação no Teatro Nacional em comemoração ao Dia Internacional da Dança. Apresentação no Centro de Convenções – Feira Internacional do Artesanato – Fenart. Firmada parceria com a Coodeplan. Realizada apresentação no Governo Itinerante, participação na abertura e encerramento das Olimpíadas do DF no Ginásio do Cruzeiro, ampliação no atendimento das escolas (Escolas Classe 08 e 31), comemoração do Aniversário da Bateria com parcerias da Administração da Ceilândia e da Coodeplan. Apresentação de performance na Festa de aniversário do Corpo de Bombeiro Militar do DF – CBMDF e no dia nacional do Samba na feira permanente da Ceilândia.

– 2008
Apresentação na Rádio Feira, da Secretária de Cultura e Embaixada da Alemanha. Desfile no carnaval em três Escolas de Samba e sagrou-se campeã em duas pelas quais desfilaram. Apresentação no Parque de Exposição de Brasília em comemoração ao dia internacional da mulher. Apresentação na caminhada da Paz, realizada pela Administração da Ceilândia, apresentação na abertura da secretária do Esporte – esporte nas cidades, realizado no Ceilânbódromo com a presença do Excelentíssimo senhor Governador do DF. Apresentação para secretária de ação social no aniversário do Varjão.

Apresentações para os COSES de Ceilândia:
– Desfile da Cidade, em Março – participação da Bateria Nota Show e crianças do COSE (Banda de Música).
– Dia das Mães – apresentação cultural para as mães com a participação das crianças do COSE.
– Festa Junina – apresentação cultural da Bateria Nota Show e crianças do COSE no COSE e CRAS Ceilândia Sul.
– Aula Inaugural do Pró – Jovem apresentação cultural pelas crianças e Bateria Nota Show.   
– Dia Nacional Contra o Trabalho Infantil em Junho – passeata, envolvendo a Bateria Nota Show crianças, adolescentes, jovens e famílias.
– Abertura do Ciclo de Palestra do COSE – apresentação cultural da Bateria Nota Show.
– Eventos Folclóricos no COSE – apresentações culturais da Bateria Nota show.

Foi realizada abertura e lançamento da parceria com a Diretoria de Trânsito – DIRETRAN – DETRAN. Apresentações Culturais – com as crianças pela Bateria Nota Show. Almoço Cultural no Restaurante Prato Cheio de Ceilândia – com os adolescentes do Agente Jovem e Pró – Jovem Adolescente. Semana da Criança – Apresentações Culturais com a participação das crianças e a Bateria Nota Show. Inauguração da estação do metrô da Ceilândia com a presença do Presidente Lula.  Apresentação no aniversário do Hospital de Ceilândia. Recepção a Ketleyn Quadros medalha de bronze nas olimpíadas de pequin.

A Bateria Nota Show esteve presente se apresentando no torneio de basquete de Rua organizado pela CUFA na Ceilândia, no desfile de aniversário do Setor “O”, no aniversário de Ceilândia, no lançamento dos projetos sociais da feira do produtor de Ceilândia, no aniversário do quartel do Bombeiro do Lago sul, na festa Junina do CRAS da cidade, no dia nacional de doação de sangue no Hemocentro de Brasília, no lançamento do Brasil para sediar a copa do mundo de 2014, em apresentação através da secretaria de Cultura na Esplanada dos Ministérios. A Bateria também esteve presente em comemoração ao aniversário do programa Balanço Geral na Praça do Relógio em Taguatinga, no Reveillon 2008 na Esplanada dos Ministérios. Em apresentação com a Leci Bradão em comemoração ao dia da consciência Negra na Praça do Cidadão em ceilândia, na festa das regiões na escola classe nº10 de Ceilândia, na 1ºCopa Futsal de Brasília, organizada pela Rede Globo e Correio Brasiliense. Foi realizada apresentação do Pré-carnaval do SESC de Taguatinga Sul, na festa da família na escola classe nº64 e nº 01de Ceilândia. Apresentação em comemoração ao dia do portador de deficiência física no Centro de Ensino nº01 do P. Sul em Ceilândia, no 1º Circuito de Vôlei de areia de Ceilândia com o apoio da Administração de Ceilândia.

A ABNS participou de reportagem para o Programa Balanço Geral através do quadro intitulado Bom D+ da Ceilândia. Apresentou-se em comemoração à semana nacional de combate a violência no Trânsito organizada pelo Detran de Taguatinga e no encerramento desta cerimônia no ginásio Sereginho, em Taguatinga. E para fechar o ano, apresentou-se no lançamento da construção da nova sede do Clube do Choro de Brasília.

– 2009
O ano inicia-se com viagem dos componentes e participantes do projeto para o rio de janeiro. Entrega da chave simbolizando abertura do carnaval de Brasília. Escolha do Rei Momo do carnaval. Apresentação no projeto – Cultura nas cidades, em samambaia, Ceilândia, Taguatinga e Recanto das Emas. Inauguração do Tagua-Park. Desfile em comemoração ao aniversário de ceilândia. Apresentação no aniversário de Brasília. Desfile no carnaval de Brasília. Reveillon preto e branco no Brasília Palace Hotel. Festa de confraternização da SEDEST no Clube CELACAP, dentre outros eventos.

O ano de 2010 foi marcado por diversas apresentações já relatadas em anos anteriores, não sendo necessário explicitá-las por acreditarmos que a credibilidade desejada, tenha sido alcançada através dos dados supracitados.

Da redação, com informações do site http://www.baterianotashow.org.br

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: