Projeto “Faixa Cidadã”, foi lançado nesta terça-feira (8), em Ceilândia.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

As campanhas de conscientização do uso da faixa de pedestre contarão agora com o apoio da mascote “Segurito”, além de um jingle que incentiva a gentileza no trânsito. O projeto “Faixa Cidadã”, lançado nesta terça-feira (8), em Ceilândia, percorrerá todas as Regiões Administrativas do DF, com a meta de reduzir o número de acidentes e preservar vidas.

“O grande objetivo desse esforço que estamos fazendo hoje é preservar a vida e ter um trânsito mais seguro. Chegamos aos 17 anos da faixa de pedestre e temos que lutar, todos os dias, para manter o respeito a ela e evitar acidentes. Cada vida que se preserva não tem preço”, destacou o governador Agnelo Queiroz durante o evento de lançamento.
A escolha dos protagonistas do projeto contou com a participação de estudantes de escolas públicas e particulares, que enviaram sugestões de mascote e jingle. A intenção do governo, conforme explicou o diretor do Detran, Rômulo Felix, é capacitar os alunos para que, no futuro, o trânsito seja mais humanizado.
“Queremos resgatar, no cidadão de Brasília, o respeito à faixa, e para isso precisamos de uma sociedade engajada. Nessa campanha, buscamos a ajuda das crianças para que eles possam vigiar os pais agora e no futuro sejam condutores responsáveis”, acrescentou o diretor do órgão.
De acordo com o Detran, mais de mil desenhos foram confeccionados pelos estudantes da capital. A vencedora do concurso do desenho da mascote foi a aluna do 5º ano do Centro Educacional Sagrada Família, da Asa Norte, Cristina Soares. Já o nome “Segurito” foi criação de Tarcísio Godim Silva Cardoso, do 1º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Leonardo da Vinci de Taguatinga.
O estudante que venceu a categoria melhor jingle cursa o 3º ano do Ensino Médio do Colégio Objetivo do Gama. Apesar de as escolas privadas terem os alunos classificados, uma escola pública, o Centro de Ensino Fundamental nº 1 do Lago Norte, foi a instituição que teve o maior número de trabalhos classificados.
Os alunos ganhadores tiveram como premiação um tablet e um passeio aéreo, no final da manhã desta terça-feira (8), em um helicóptero do Detran. A escola com o maior número de alunos participantes, por sua vez, levou um notebook e um projetor.
A CAMPANHA – Durante uma semana, as equipes de educação do órgão de trânsito estarão nas ruas conversando com condutores e pedestres sobre a importância da faixa. Na semana seguinte será a vez de a fiscalização entrar em campo para verificar se os motoristas aprenderam as lições. Cada região administrativa receberá, mais de uma vez, os servidores do Detran que desenvolverão essas atividades.
De acordo com dados divulgados pelo órgão, o número de atropelamentos caiu ao longo dos últimos anos. Em 2011 foram 136 casos; em 2012 houve redução para 124, e, no último ano, foram registrados 122 atropelamentos em todo o DF.

Agência Brasília / Imagem Google

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: