Prorrogado prazo para eleição de conselheiros de saúde em Ceilândia.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
A Comissão Eleitoral que coordena o processo de renovação de mandato do Conselho Regional de Saúde de Ceilândia (CRSC) prorrogou até 20 e setembro o prazo de inscrições para as entidades e movimentos sociais dos usuários do Sistema Único de Saúde da cidade.

“Resolvemos dilatar o prazo de inscrição das entidades visando dar maior legitimidade ao processo eleitoral dos representantes dos usuários no conselho de saúde de Ceilândia”, informa Elizabete Abreu, presidente da comissão eleitoral do CRSC.

Várias instituições e entidades foram visitadas. “Realizamos um trabalho de sensibilização junto às lideranças, enfatizando a importância da participação popular no controle social do SUS”, diz Elizabete.
O processo eleitoral garantira à comunidade (associações, pastorais e entidades representativas de Ceilândia) que sejam eleitos 16 representantes (oito titulares e oito suplentes). Para os segmentos dos trabalhadores são destinadas oito vagas a serem preenchidas por apontados ou eleitos por seus pares por meio dos sindicatos ou associações. Há ainda, oito vagas para os gestores, que serão indicados pela Coordenação Geral de Saúde Ceilândia.
O registro de candidatura e entrega da documentação exigida no Edital de Convocação poderão ser realizados na sede do CRSC – no Hospital Regional de Ceilândia (HRC). Para maiores informações, entidades interessadas em participar da eleição podem ligar no telefone: 3372-7009
Em 1º de outubro será realizado o Fórum Ampliado para definição das entidades que farão parte do conselho. Às10h, será o Fórum das entidades e movimento sociais dos usuários e a partir das 15h, será a vez a escolha da representação dos trabalhadores e da comunidade científica.
Veja abaixo o novo calendário eleitoral, após a prorrogação do prazo de inscrição:
• 20 de setembro: último dia para apresentação da documentação pelas entidades da Sociedade Civil e dos trabalhadores da Saúde;
• 23 de setembro: Análise dos documentos apresentados;
• 24 e 25de setembro: Período para recursos de entidades com inscrições indeferidas;
• 27 de setembro: Publicação das entidades aptas a participar do processo;
• 1º de outubro: Fórum ampliado para escolha das entidades da Sociedade Civil e do segmento dos trabalhadores para o Conselho Regional de Saúde de Ceilândia.
Saiba mais: O CRSC é composto por 32 membros, sendo 16 representantes da comunidade (usuários), oito trabalhadores e oito gestores com igual número de suplentes. Os conselheiros têm como função principal acompanhar, controlar e avaliar a execução das políticas de saúde de Ceilândia.
O Conselho é um órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo. Atua na fiscalização, formulação e no controle da execução da política de saúde, inclusive quanto aos recursos econômicos e financeiros. As decisões do Conselho são homologadas pelo Secretário de Estado de Saúde do Distrito Federal.
Com poder de decisão e atuando na formulação de estratégias e no controle de execução da política de saúde de Ceilândia, o CRSC é um espaço de representação e participação social. Os usuários são representados pela sociedade civil organizada, como movimentos sociais e organizações populares.
As reuniões mensais do CRSC são abertas à comunidade, aos trabalhadores de saúde e aos gestores.
Informou Ceilândiaemalerta.com.br

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: