Protocolo para uso de antibióticos é lançado em Ceilândia.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

A equipe do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (NCIH) do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) lançou um protocolo de Recomendações para Antibioticoprofilaxia Cirúrgica (profilaxia de infecção relacionada aos procedimentos cirúrgicos) atualizado e adaptado à realidade da regional de saúde, que será distribuído aos médicos por meio eletrônico. 

“Este protocolo é o resultado de um trabalho de excelência desenvolvido pelo NCIH e reflete o comprometimento da equipe com os baixos índices de infecção que o HRC tem”, disse a coordenadora Geral de Saúde de Ceilândia, Lucimar Gonçalves Zero, ao apresentar o novo protocolo aos cirurgiões e médicos residentes do hospital. 
O chefe do NCIH, Marcelo Barbosa, explica que o protocolo começou a ser elaborado em março com base nos estudos norte americanos e europeus e também em guias como os da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Universidade de São Paulo (USP) e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. “Procuramos fazer um trabalho adaptado à realidade do HRC, tendo como base as peculiaridades da população atendida e dos medicamentos preconizados pela Secretaria de Saúde do DF”, ressalta Marcelo Barbosa. 
“O novo protocolo é de fácil aplicabilidade e poderá ser usado em todas as clínicas cirúrgicas, pois contou com a colaboração das equipes da cirurgia geral, ortopedia e ginecologia e obstetrícia e será útil para reforçar o uso racional de antimicrobianos e prevenir infecções nas cirurgias”, destaca o chefe do NCIH.
 Durante o lançamento do guia de Recomendações para Antibioticoprofilaxia Cirúrgica, a equipe do NCIH apresentou as taxas de cirurgias, os indicadores de infecção hospitalar dos últimos cinco anos e adesão dos pacientes ao ambulatório de egressos, já que o NCIH faz o acompanhamento dos usuários que passaram por cirurgias desde a retirada dos pontos até 24 meses após o procedimento. 

Informações do Jornal de Brasília

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: