A qualidade do ensino superior no Distrito Federal será tema de audiência pública na Câmara Legislativa, nesta quarta-feira (27), às 10h. Estudantes, professores, sindicatos relacionados e parlamentares estarão reunidos para debater temas como ética, mercantilização da educação, quantidade e qualidade das instituições particulares da cidade e faculdades suspeitas de irregularidades, em iniciativa proposta pelo deputado Professor Israel Batista (PDT-DF).
A capital federal ocupa uma das posições mais críticas no ranking nacional quando o assunto é qualidade na graduação e pós-graduação. O último Índice Geral de Cursos das Instituições (2009), divulgado pelo Ministério da Educação, revelou que 34 instituições – das 58 pesquisadas no DF – estão abaixo da média, nota 3. A pontuação vai de 1 a 5.
O caso da Faculdade da Terra de Brasília (FTB) não ficará de fora da pauta do encontro. Em fevereiro deste ano, a instituição foi descredenciada pelo MEC em decorrência de irregularidades, prejudicando diretamente 1,2 mil estudantes. Funcionamento precário, má administração financeira e ação de despejo do campus foram alguns dos problemas apontados.
Ex-aluno de administração da FTB, Pedro Gomes, 46 anos, deixou a faculdade no 5º semestre do curso. “Passamos momentos difíceis. A minha turma, por exemplo, acabou. Éramos 42 alunos e, depois de todo o investimento, ninguém sabia se ia formar ou não”, conta ele, que tinha a esposa como colega de sala. “Conseguimos transferência para outra faculdade com muito custo”, relembra.
Há ainda a Unisaber, em Ceilândia. Após ordem de despejo, a faculdade informou aos alunos da graduação que seria realizada transferência compulsória de todos para outra instituição de ensino. A mudança foi anunciada em janeiro.
Professores e estudantes da FTB e da Unisaber participarão da audiência pública.
Serviço
Audiência pública: Pelo compromisso com a ética e com a qualidade do ensino superior no DF
Data: 27.04 (quarta-feira), às 10h
Local: Plenário da Câmara Legislativa
Roberta Teles
Assessora de Comunicação
Deputado Professor Israel Batista
Veja mais:
Professor Israel critica liberação de livros didáticos com erros de português
Estudantes participam do ciclo de palestras Brasil-Portugal 511 anos
Deputado Israel Batista quer transparência na nomeação de professores substitutos da rede pública de ensino do DF
Ensino Superior de Brasília, em baixa.
Israel Batista parabeniza 45 anos de jornal de Taguatinga
Plebe Rude homenageada na CLDF
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)