Reaproximação do Buriti com o PTB.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

A exoneração do secretário do Desenvolvimento Econômico, Gutemberg Uchoa, pode marcar a reaproximação do senador Gim Argello com o Palácio do Buriti. O novo secretário deverá ser indicado por Gim, como presidente regional do PTB. Não será esse o único sinal de entendimento. Na base de apoio do Buriti existe consenso a respeito da necessidade de recomposição com Gim, pelo seu peso no relacionamento com o Governo Federal e por ser o único senador brasiliense a apoiar o Planalto. 
Com a cabeça a prêmio

A troca do secretário de Desenvolvimento Econômico não constitui fato isolado. Outras secretarias já estão perto de mudar de comando, sempre em função do apoio de forças políticas ao atual governo. Está com a cabeça na guilhotina, por exemplo, o secretário de Agricultura, Lúcio Valadão. Filiado ao PSB, ele deixou o partido quando o senador Rodrigo Rollemberg rompeu com o Buriti. Foi mantido. Sua sorte depende, porém, do que fará o distrital Joe Valle (foto). Embora costume votar com o governo, Valle permaneceu no PSB e será cobrado por sua filiação.    
Em compasso de espera
O mesmo raciocínio — embora com menor premência — aplica-se a secretarias como a do Trabalho ou a de Ciência e Tecnologia. O bispo Renato Andrade, do Trabalho, está no PR, que passou à esfera do ex-governador José Roberto Arruda. Agora que pertencer ao PDT não é mais justa causa no atual governo, pode mudar de partido e salvar o cargo. Da mesma forma, o secretário de Ciência e Tecnologia, Glauco Rojas, depende do que fizer o distrital Israel Batista. Como ele não tem condições para permanecer no PEN, o Buriti aguarda o que fará. 
Pelotão de fuzilamento
Nesse quadro, todas as atenções se voltam para o que fará o PMDB do vice Tadeu Filippelli. Cada vez mais desconfiado de seu desembarque, o Buriti tem um pelotão de fuzilamento pronto para disparar.

Informou Eduardo Brito / Jornal de Brasília

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: