Secretaria de Cultura anuncia reforma da Casa do Cantador, em Ceilândia.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram


O Edital de Licitação para contratação dos serviços foi publicado no DODF do dia 18 de julho de 2013 e anunciado oficialmente pelo Secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira, durante a abertura do IV Festival Regional de Repentistas do DF e Entorno, realizado na Casa do Cantador, em Ceilândia, no último fim de semana.

Para Hamilton Pereira, “a Casa do Cantador é a grande referência cultural de raiz de Ceilândia, uma cidade múltipla, mas que tem uma raiz nordestina fortíssima e a Casa do Cantador materializa essa raiz. A reforma vai valorizar essa face primeira da construção da cidade, essa expressão tão bonita que é a cultura nordestina.”
A empresa vencedora da licitação terá um prazo máximo de 120 dias para executar os serviços de restauração que inclui a cobertura, pinturas e acabamentos, instalações em geral e acessibilidade.
A estimativa de custos para realização do Restauro da Casa do Cantador é de R$ 1.455.933,25 (Um milhão, quatrocentos e cinquenta e cinco mil, novecentos e trinta e três reais e vinte e cinco centavos).
A Casa do Cantador, também conhecida como Palácio da Poesia, é uma edificação moderna criada pelo arquiteto Oscar Niemeyer para homenagear a comunidade nordestina do Distrito Federal, especialmente Ceilândia, onde reside a maioria das pessoas vindas do estados do Nordeste.
Inaugurada em 9 de novembro de 1986, a Casa do Cantador é a sede de manifestações culturais, a exemplo dos Festivais Nacionais de Cantadores Repentistas e Poetas Cordelistas que acontecem há mais de 22 anos no local. Nestes eventos, abriga diversas manifestações de cunho popular do Distrito Federal.
A Casa do Cantador é a única obra do arquiteto fora do Plano Piloto, apresenta uma concha acústica que permite a evasão do som para todo ambiente, assemelhando-se a um teatro, onde é possível ouvir com clareza até nas últimas fileiras da arquibancada.
Essa característica torna o local um ótimo palco para a propagação da cultura nordestina, seja por meio da música ou do teatro.

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: