SEDF apresenta o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp


Meta do programa é que todas as crianças sejam alfabetizadas até os 8 anos. No DF, mais de 4 mil profissionais serão capacitados para o projeto
A Secretaria de Educação apresenta, nesta terça-feira (7), às 9h30, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para as escolas do Distrito Federal. O programa é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, que mobiliza o país para a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3° ano do ensino fundamental.

No DF, 3.875 professores estão sendo capacitados para atuarem no programa.


Além dos professores, o PNAIC contará com a atuação de orientadores de estudo. Eles serão os responsáveis por capacitar os professores alfabetizadores por meio de cursos presenciais com duração de dois anos, iniciado em abril de 2013. No DF, serão formados 161 orientadores, em todas as regionais de ensino, que receberão bolsa de estudo e certificado de Instituição de Ensino Superior.

O Pacto abrange todas as escolas que atendem ao ensino fundamental para as turmas de 1°, 2° e 3° anos e classes multisseriadas.  Os profissionais atuarão com os alunos dos 1°, 2° e 3° anos do ensino fundamental. Além da formação, eles receberão materiais didático-pedagógicos específicos para alfabetização.

A expectativa é que o Pacto possa garantir a aprendizagem de todas as crianças do Distrito Federal e que elas sejam alfabetizadas na Idade Certa.

 A medição do resultado do PNAIC será feita por meio da Provinha Brasil e uma avaliação externa universal, aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

%d blogueiros gostam disto: