Sesc Ceilândia e o coletivo fotográfico Lente Cultural realizam em agosto a 5ª edição do Mês da Fotografia.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

O Sesc e o coletivo fotográfico Lente Cultural realizam em agosto a 5ª edição do Mês da Fotografia. Neste ano, o evento tem como tema “O feminino e a fotografia” e traz exposições, palestras, workshops, encontros com autores e oficinas para os moradores do Distrito Federal. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.


“O Sesc acredita na cultura como instrumento de transformação social. Queremos promover a fotografia como saber e aproximá-la da comunidade”, afirma o presidente do Sesc-DF, Adelmir Santana. As unidades do Sesc da 504 Sul, da Ceilândia e do Gama receberão as exposições. Também serão realizadas mostras no Museu da República, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e nas estações de metrô da cidade.

Segundo o diretor executivo do Mês da Fotografia, Eraldo Peres, com a escolha do tema, o festival lança seu foco para as singularidades do universo feminino. “Por meio da diversidade e da riqueza do olhar fotográfico, o Mês da Fotografia busca revelar a maneira feminina de se colocar no mundo e o protagonismo da mulher na sociedade”, diz. “Tanto as exposições, coletivas e individuais, quanto as demais atividades da programação representam uma homenagem a mulher”, completa Eraldo.
A galeria do térreo do Museu da República recebe, de 4 a 30 de agosto, a exposição coletiva que tem como tema “O Feminino e a Fotografia – O universo feminino pelas lentes das fotógrafas e fotógrafos do Centro-Oeste brasileiro”. Participam 107 fotógrafos de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal. De acordo com o diretor executivo do Mês da Fotografia, a exposição foi a primeira a exibir fotos de todos os estados do Centro-Oeste.

As exposições individuais também homenageiam as mulheres. Nair Benedicto – fotógrafa paulista com reconhecimento internacional – expõe, no CCBB, entre os dias 4 e 24 de agosto, parte de seu trabalho sobre o universo feminino e trata, principalmente, de questões ligadas à discriminação de gênero e aos direitos da mulher.

Outra convidada é a fotógrafa Zuleika de Souza. Conhecida pela população do DF pelo seu trabalho no jornal Correio Braziliense, a fotógrafa expõe pela primeira vez no evento. Em sua mostra, que pode ser visitada até 30 de agosto no foyer do Teatro Newton Rossi, no Sesc da Ceilândia, ela apresenta cenas urbanas captadas na cidade. “Fotografo a arquitetura popular brasiliense desde 2009. Recebi convite do Eraldo para expor em Ceilândia e separei o material que tinha da cidade”, conta. Para ela, o mais interessante do trabalho foi perceber como a ascensão de várias famílias à classe média modificou as residências da cidade. “As casas eram muito simples, sem reboco. Hoje, a maioria tem mais de um andar. Os moradores da Ceilândia são muito criativos e usam muitas cores na decoração”, completa.

Há ainda exposições nas estações de metrô de todo o Distrito Federal. Essa exposição é itinerante e passa por estações para alcançar o maior número de pessoas.

Com um mês inteiro dedicado às artes visuais e a realização de mais de 20 atividades de reflexão, aprendizado e apreciação da fotografia, em 2014, o Mês da Fotografia oferece ao público os Circuitos Culturais. Uma forma didática de apresentação da programação que facilita a participação e interação do público. Os circuitos estão disponíveis no site www.mesdafotografia.wix.com/2014, e no aplicativo mobile do festival.

Festival Mês da Fotografia

O evento surgiu em 2010, nas unidades do Sesc, e cresceu com o passar dos anos. Sua importância para o cenário cultural do Distrito Federal e para as artes visuais foi reconhecida pela Câmara Legislativa, que aprovou em dezembro de 2013 a Lei 5.261, que inclui o Mês da Fotografia no calendário oficial de eventos do GDF. Em quatro edições, o evento já alcançou um público de mais de um milhão de pessoas interagindo direta e indiretamente com as mostras. Agosto foi o mês escolhido porque dia 19 é o mês Mundial da Fotografia.


Sesc / DF

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: