Sesi oferece 900 vagas gratuitas do PAF em Ceilândia.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

A promoção do esporte como meio de inclusão social para jovens é uma das iniciativas promovidas pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) por meio das ações como o Programa Atleta do Futuro (PAF). No mês de março, Ceilândia celebra seus 41 anos e será presenteada com uma surpresa para toda a população: ações gratuitas do PAF ao longo de todo o ano. As inscrições estarão abertas a partir desta segunda-feira, dia 12  e seguem até o dia 16. São 900 vagas para as modalidades de futebol, futsal, vôlei e basquete que atenderá alunos com idade entre 6 e 17 anos. A iniciativa é uma parceria do Sesi-DF com a Administração Regional de Ceilândia.

O PAF chegou ao Distrito Federal em 2008 e desde então já atendeu mais de 40 mil crianças e jovens. Diferentemente das escolinhas esportivas, o PAF oportuniza aos jovens de Ceilândia experimentar todas modalidades forma gratuita. Os alunos, após vivenciarem diferentes esportes optam por aquele que demonstram mais aptidão. A ideia principal é fazer com que as crianças escolham a modalidade preferida de acordo com suas habilidades, sob a orientação de um profissional qualificado.
Entre as atividades comemorativas do aniversário da Ceilândia, o Sesi-DF realizará aulões demonstrativos para toda a comunidade no dia 27, das 14h às 17h, na Praça do Cidadão.
Acompanhamento escolar
É prerrogativa para participar do PAF que o aluno esteja matriculado na rede de ensino do Distrito Federal. A cada trimestre, os professores do PAF analisam as notas dos alunos e, a partir dos resultados do boletim, as crianças são orientadas pelos técnicos  quanto à importância do rendimento na escola. Em caso de rendimento insatisfatório, os professores alertam os responsáveis e buscam, dentro da metodologia do PAF, auxiliar no na melhoria das notas. Caso os alunos não demonstrem interesse, podem perder sua vaga no programa. “O rendimento na escola é muito importante. Os alunos devem fazer jus à vaga gratuita no PAF, por isso fazemos esse acompanhamento, para que eles não percam o foco”, destacou Willian Vitorino, técnico em lazer do Sesi Taguatinga.
Um programa diferenciado para jovens promessas
O PAF é um programa que foge a regra das escolinhas esportivas convencionais. Ele possui caráter interdisciplinar e é dividido em fases. A primeira é psicomotora. Crianças de 6 a 8 anos participam das diversas atividades esportivas de maneira lúdica. Na segunda fase, a pré-desportiva, alunos de 9 e 10 anos aprendem, a cada mês, uma atividade diferente, como futebol, vôlei e basquete.
A partir dos 11 anos o aluno pode escolher um esporte para dedicação exclusiva. Dentro de cada atividade esportiva, os professores são instruídos a trabalhar temas como ética, superação, saúde e autoestima, repassados por meio de outra iniciativa do Sesi: “Valores do Esporte” – que visa mostrar os princípios da prática esportiva, como espírito de equipe, ajuda mútua e liderança. São princípios que ultrapassam as linhas esportivas para serem utilizados na vida.
Segundo o Administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, o projeto irá beneficiar milhares de jovens da cidade, formando cidadãos do bem, com dignidade e segurança, afastando os adolescentes das drogas e das ruas. “Projetos como esse são exemplos de cidadania e qualidade de vida para nossa população, continuaremos investindo no futuro das nossas crianças e jovens de Ceilândia. É importantíssima essa parceria com o Sesi, que mostra a preocupação da entidade com a nossa cidade” completa Ari.
Como participar?
As inscrições terão início a partir do dia 12 de março e prosseguem até o dia 16, e devem ser feitas na Praça do Cidadão, no Centro de Ceilândia, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h  e das 14h às 18h. Uma reunião de esclarecimento da metodologia do PAF será feita junto às famílias dos inscritos no dia 31 de março, às 10h, no ginásio poliesportivo da QNN 16 da Guariroba, em Ceilândia.
As aulas serão ministradas a partir do dia 2 de abril até o dia 14 de dezembro de 2012, nas modalidades futebol, futsal, basquete e voleibol. As vagas são limitadas. Os locais de realização das aulas do PAF serão na Praça do Cidadão e na Praça Esportiva da QNM 10, em Ceilândia Norte.
Para se inscreverem, os pais ou responsáveis devem encaminhar os seguintes documentos necessário do aluno: 1 foto 3×4, cópia da certidão de nascimento, declaração de escolaridade, RG e CPF da mãe, pai ou responsável legal.
“O Sesi dá grande importância a este programa pela  integração dos jovens com o esporte, e Ceilândia está sendo agraciada com essa iniciativa. É uma forma não só de descobrir talentos e fomentar a prática esportiva, mas também de gerar cidadãos comprometidos”, destacou o gerente de esporte e lazer do Sesi-DF, Rafael Galvão.
Aulas gratuitas do PAF em Ceilândia
Vagas limitadas
Inscrições: 12 a 16 de março, das 8h às 12h  e das 14h às 18h
Local: Praça do Cidadão – Ceilândia
Informações pelos telefones (61) 3581-6880 e 3581-8863.
Carlos Magno Araújo
Assessoria de Comunicação – UNICOM
Sistema Fibra – Federação das Indústrias do Distrito Federal
SESI – Serviço Social da Indústria
SIA Trecho 3 – Lote 225 71200-030 – Brasília-DF
www.sistemafibra.org.br


Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: