Café da manhã reuniu ontem, no Sindicato dos Bancários, a principal corrente do PT brasiliense, a Articulação-Unidade na Luta. Estavam lá os principais dirigentes sindicais do Distrito Federal, representando categorias como os bancários, rodoviários, comerciários, vigilantes e assim por diante, além do presidente regional da CUT e de parlamentares, como o líder da bancada petista na Câmara Legislativa, Chico Vigilante. Decidiu-se fechar questão em torno da reeleição do governador Agnelo Queiroz. Acertou-se ainda que Agnelo se reunirá com os sindicalistas nos próximos dias, para uma exposição sobre seu governo.
Se os sindicalistas estão pacificados em torno de Agnelo, o mesmo não ocorre na sucessão interna do PT. Está em curso uma negociação para que todas as correntes petistas, inclusive a Articulação, fechem questão em torno de um nome para a presidência regional. A exceção ficaria por conta da corrente Construindo um Novo Brasil-DF, que hoje tem maioria na executiva brasiliense e tenderia a apoiar a reeleição do atual presidente, Roberto Policarpo.
Limitação para reeleitos
Surge aí um complicador. A executiva nacional do PT, com aval do ex-presidente Lula, tende a determinar que o presidente nacional não poderá concorrer a mandatos eletivos. A decisão valeria já para o presidente nacional Rui Falcão, candidato à reeleição em novembro. Hoje deputado estadual por São Paulo, Rui Falcão não disputaria a eleição de 2014. Fala-se na possibilidade e que a medida se estenda aos diretórios regionais. O objetivo é evitar conflito de responsabilidades. No DF, Roberto Policarpo é deputado federal.
Só para o plano federal
Policarpo acredita que a limitação possa até ser aprovada, mas valeria apenas para o plano nacional, em que o presidente precisa acompanhar eleições em todo o País. No plano regional, não se deve adotar norma como essa. Seria o sacrifício de lideranças. Ele próprio já comunicou à direção nacional que é candidato à reeleição – tanto à presidência brasiliense do partido quanto a deputado federal.
Eduardo Brito
Veja mais:
Jovem de Ceilândia irá representar o DF em conferência da ONU
GDF anuncia outro posto do “Na hora” na Ceilândia.
Polícia Militar promove campeonato de futebol com a comunidade de Ceilândia
Homem é preso portando revólver em Samambaia.
Parentes de Manoel Neto receberam R$ 1,5 milhão da Câmara Legislativa
Código Florestal aprovado: veja como votou a bancada do PDT
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)