Sol Nascente: Quem se habilita?

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Por Carlos Botani

Os problemas são tantos, as nossas reivindicações, da mesma forma, são inúmeras e ninguém se responsabiliza ou “empurram” de um órgão para outro, que resolvemos divulgar as imagens dos locais e torcer para que alguém ou algum órgão os “adote” e resolva os problemas que estão afligindo a comunidade.
CODHAB, NOVACAP, Administração Regional, vejam o que se pode fazer:

Aterro e lixão

A cratera que se abriu, durante os anos, próxima as Chácaras 09, 07 e 05, no final da Avenida Córrego das Corujas, que foi recentemente asfaltada, virou um lixão.
Em 2010, os órgãos responsáveis, emitiram uma licença ambiental, autorizando e orientando a TERRACAP e Administração Regional, de como procederem para a extinção da voçoroca que se formou no local.
Acontece que a licença ambiental, listava várias recomendações para a execução do serviço, que obviamente, verificando as fotos, não foram cumpridas.
O que se vê é que o buraco foi aterrado com material orgânico e lixo e hoje se transformou em um imenso lixão. Quem tomou a iniciativa de aterrar a voçoroca com lixo, é fácil identificar através do testemunho dos moradores. Estivemos no local e vimos diversos moradores, transportando imensas quantidades de lixo e depositando no local. O foco de doenças respiratórias e dermatológicas é evidente e as crianças do local transitam diariamente sobre o lixo que se acumula. O caso é de saúde pública.
Lixo – Falta Contêiner



Por várias vezes a Prefeitura Comunitária e lideranças locais, solicitaram à Administração Regional de Ceilândia, NOVACAP e SLU, a instalação de contêineres para o deposito do lixo que se acumulava nas principais Avenidas do Setor Habitacional Sol Nascente. Acontece que, com o passar do tempo, misteriosamente, os contêineres que foram colocados estão desaparecendo e o lixo, novamente, sendo depositado nas vias do Setor. Muitas vezes os contêineres permanecem vários dias nos locais, transbordando de lixo sem que seja feita a coleta. Quando coletados não estão voltando para os locais determinados.


Lixo – Falta conscientização


O que dizer do morador que joga o lixo “aos pés” dos contêineres?  Vejam que não é apenas um, mais vários moradores que, ainda, insistem nesta pratica.
É necessário que os moradores façam a sua parte. Lugar de lixo é nos contêineres, quando existirem.


 Chácara nº 06 – Santa Luzia


Os moradores da chácara Santa Luzia, na Avenida P1, foram convocados às pressas pela CODHAB, para que adequassem os seus lotes, de forma que desobstruíssem a galeria de águas plúvias que passa sob o local. Alguns moradores foram removidos e outros tiveram seus lotes diminuídos e recuados. A pressa, segundo a CODHAB, se justificava pela necessidade de avançar com o projeto de regularização. Acontece que recuaram os lotes e deixaram os padrões de energia e água do lado de fora, em plena avenida. O que fazer agora? Chegar o lote para a frente novamente? Ou alguém vai tomar a providência de levar os padrões até os limites dos lotes? Os moradores não podem arcar com os custos de uma modificação promovida, planejada e executada pelo governo. E mais, segundo informações dos moradores, os relógios e hidrômetros estão sendo furtados e revendidos como sucata.

 Chácara nº 06 – Santa Luzia


Na mesma linha de “deixar as coisas pela metade”, os escombros e entulhos das casas recuadas e/ou removidas, às pressas, da Chácara Santa Luzia, na Avenida P1, pela urgência em se avançar com o processo de regularização, ainda estão no local. Os entulhos servem somente para demonstrar que a pressa não era justificada, alem de servir como esconderijo para animais peçonhentos.

Avenida P1 – Trecho 01
E a Avenida P1 coitada, quem poderá tapar os seus buracos ou colocar algum asfalto por ali? Considerando que é uma das vias de maior importância, tanto para a Ceilândia quanto para o Sol Nascente, deveria ser tratada com mais atenção. O trânsito no local é intenso devido a proximidade com a Fundação Bradesco e a ligação com o Setor Psul. Vamos lá? alguém se responsabiliza e se compromete a dar uma arrumadinha na coitada?


solnascentehoje.blogspot.com

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: