Streetball: basquete de rua com 2 Malucos de Ceilândia.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Streetball, ou basquete de rua, tem associação direta com a cultura jovem, inicialmente ligada à imagem do gueto, à cultura Hip Hop.

As raízes do termo vêm do jogo conhecido como Streetbasketball, da vida em grandes cidades americanas, onde jovens de comunidades mais pobres têm no esporte uma chance para melhorar de vida.

O Hip Hop chegou ao Brasil no início de década de 80 expressando a vida dos marginalizados, fortalecendo-se com forte papel social.
Para jogar streetball, o importante é ter estilo – tanto no jogo quanto no modo de vestir. As regras são simples: apenas uma cesta, meia quadra e três jogadores em cada time, embalados ao som do rap. As regras são flexíveis, privilegiando a força, a ousadia e a improvisação. A moda começou nos guetos nova-iorquinos, conquistou os Estados Unidos e começa a ganhar adeptos no Brasil.
“The Goat” – O número 1 
O primeiro grande ícone do Streetball foi o universitário Earl “the Goat” Manigault em meados da década de 50. Com 1,89m, parecia voar e fixou seu nome como uma lenda do esporte, até entregar-se ao vício. Sua biografia está no filme “Rebond – The Legend of Earl “The Goat” Manigault de 1996.
É do Harlem que vem a força do street. Antes dos famosos da atualidade, em 1926 o Harlem já possuía um time de basquete de rua, que tornou-se depois o time mais famoso do mundo: Harlem Globetrotters, formado quando negros não podiam integrar a Liga Oficial.
E foi no Harlem ( Harlem‟s Rucker Park Entertainers Basketball Classic) que surgiu Skip to My Lou roubando a cena e explodindo com a sua técnica tornando-se a sensação na mídia. No verão de 1999, Skip se tornaria o maior personagem do mundo do streetball, com seus “moves” lançado na primeira mixtape da desconhecida AND 1.
Outros “gigantes” que fizeram sucesso no Streetball:  Michael “Air” Jordan, antes de MJ, The Great Doctor, Julius Erving, Allen Iverson, além de Skip.
Vários países possuem seus famosos campeonatos: Alemanha, Nova Zelândia, França. No Japão temos o campeonato de freestyle de streetball, envolvendo verdadeiros malabaristas que disputam individualmente como se fosse uma batalha de Bboy. O evento chama-se FREE STYLE BATTLE STREETBALL. (link:http://www.youtube.com/watch?v=05lySw5QzTk) 
2 malucos de Ceilândia

2 malucos de Ceilândia
Dois Malucos de Ceilândia
São eles Ricardo (Palito) e Daniel têm por objetivo divulgar o basquete de rua através de mensagens positivas. 

Informou Viver em Brasília

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: