Taguatinga tem atendimento específico para pessoas com deficiência

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

O Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado neste domingo (21), será lembrado nesta segunda-feira (22) com palestra sobre o direito dos deficientes. O evento acontece às 16h na Unidade Mista de Taguatinga (UMT).
“Teremos uma solenidade, logo depois vamos abordar temas sobre os direitos dos deficientes e os objetivos do programa Viver Sem Limites. Também vamos mostrar o depoimento emocionante de superação de um deficiente visual e de sua mãe, que teve que aprender a viver com as adversidades do filho, que hoje leva uma vida normal”, destacou a gerente da UMT, Eliene Berg.

Na rede pública de saúde existem diversos serviços para essa parcela da população. É o caso doCentro Especializado em Reabilitação (CER II) e o Centro Educacional de Audição e Linguagem (Ceal), ambos participantes da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência. A Oficina de Órteses e Próteses também oferece sua contribuição e já soma mais de seis mil equipamentos de locomoção distribuídos.
No ano passado, o CER II da Unidade Mista de Taguatinga (UMT) foi credenciado e, desde então, atua dentro da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência, assim como o Ceal.
Além dos 14 fisioterapeutas, a unidade conta com 13 médicos, oito enfermeiros, dois terapeutas ocupacionais, quatro fonoaudiólogas, um nutricionista, cinco assistentes sociais, oito dentistas, dois psicólogos, dois farmacêuticos e servidores de nível médio.
“Desde que foi inaugurado, em 2013, o CER II já atendeu mais de 65 mil pessoas. Atualmente temos 800 cadastros ativos e uma média de 120 atendimentos diários”, revelou a gerente da UMT, Eliene Berg.
O espaço de 1,7 mil m² é dividido em sala de triagem médica e de enfermagem, sala de atendimento terapêutico em grupo infantil, guichês de atendimento, vasos sanitários adaptados, aparelhagem destinada à reabilitação cognitiva e física, acesso para cadeira de rodas utilizando os elevadores (entrada norte) e acesso às rampas (entrada sul). Tudo adaptado para conseguir atender a demanda.
Além de toda essa estrutura para conseguir atender melhor os pacientes da unidade, a gerência do UMT também pensa nos momentos de reflexão sobre o tema, como o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência.
CEAL  O Ceal destina-se à reabilitação de crianças e adolescentes deficientes auditivos, sob o enfoque da metodologia oralista multissensorial, ou seja, com ganhos de percepção do som obtidos por meio do uso de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e Implante Coclear (IC).
Cerca de 60 a 80 aparelhos auditivos são distribuídos de forma gratuita mensalmente. Para adquirir esse benefício, basta o paciente procurar um centro de saúde mais próximo de sua residência para se cadastrar na fila da regulação para o atendimento. A unidade fará o encaminhamento do paciente para o Ceal ou Hospital Universitário, conveniados com a SES/DF, para passar por avaliações necessárias para análise da sua necessidade.
ÓRTESES E PRÓTESES – Os deficientes do Distrito Federal também podem contar com o Núcleo de Atendimento Ambulatorial da Gerência de Órteses e Próteses da SES/DF, localizado na estação do Metrô da 114 sul. Lá os pacientes com prescrição médica para utilização de cadeiras de rodas e outros equipamentos de mobilidade poderão se cadastrar para conseguir sua demanda na Oficina de Órteses e Próteses da pasta.
“O paciente tem que comparecer com a prescrição médica, documentos pessoais e um comprovante de residência para ser avaliado pela equipe. Depois tiramos suas medidas para solicitar a confecção da cadeira de rodas de acordo com o seu tamanho”, informou a gerente do núcleo, Rose Silva.
Só neste ano foram entregues 6.082 equipamentos e entre eles estão 1.611 palmilhas, 834 cadeiras de banho, 679 calçados especiais e 652 cadeiras de rodas

Agência Brasília – Imagem reprodução web

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: