Adolescentes de várias regiões carentes do Distrito Federal disputaram neste final de semana a etapa brasiliense do Circuito de Futebol Social numa quadra de esporte em Ceilândia Norte. A competição reuniu 180 jogadores de 15 times, sendo 11 masculinos e quatro femininos. As equipes vencedoras foram o Ajax da Estrutural (masculino) e Futebol Art de Ceilândia (feminino).
O torneio faz parte de um projeto criado pela ONG Futebol Social para adolescentes entre 16 e 20 anos em situação de risco social. A maioria provém de comunidades carentes e não têm recursos para a prática esportiva. O programa leva em conta fundamentos sociais, gerando motivação e incentivo ao jovem em seu cotidiano.
“Esse projeto é bacana porque pode dar oportunidade a quem não tem condições. Acaba incentivando a gente. Nós estamos aqui para nos divertir acima de tudo, então só a experiência já valeu”, destaca o jogador Guilherme Alves, de Luziânia que disputou pela equipe Jardim C.
A jogadora do time campeão Futebol Art Jéssica Marques, moradora da Ceilândia Norte, concorda com essa idéia e ainda acrescenta: “Eu estou achando muito legal, pois o evento dá chance para as pessoas que moram por aqui e até mesmo dá incentivo ao futebol feminino que é de difícil acesso. É o tipo de oportunidade que abre muitas portas para a gente”.
Nesta eliminatória os primeiros e segundos lugares femininos e masculinos serão classificados para a etapa nacional, que será realizada dia 18 e 19 de junho no Parque da Cidade. O torneio será seletiva para a etapa internacional em Paris, (Homeless World Cup), entre os dias 22 e 29 de agosto. A competição, que acontece uma vez por ano, contará com a participação de 75 países.
”Sabemos que os atletas de Brasília têm todo um potencial. Por isso é essencial a realização de um evento como esse, com alcance internacional. A Secretaria de Esporte juntamente com a Secretaria de Justiça por meio dessa iniciativa consegue levar a prática deste esporte a comunidades carentes do Distrito Federal, o que é de grande importância, destaca o secretário de Esporte, Célio René.
Veja mais:
Ceilândia está pronto para estreia na Copa Verde
Ciclista de Ceilândia é assassinado no Recanto das Emas
Índices de criminalidade se mantêm estáveis
Câmara Legislativa do DF aprova projeto de lei que proíbe uso de força em desocupações
Distritais usam verba indenizatória para manter escritórios fechados, diz site
Depois de atirar na ex, vida louca de Ceilândia é preso com arma e 1 KG de pedra.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)