Trabalhador rural recebe homenagens em seu dia

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Trabalhador rural recebe homenagens em seu dia

Secretário anuncia reabertura do microcrédito (Foto: Silvio Abdon/CLDF)

O Dia do Trabalhador Rural foi comemorado nesta quarta-feira (25), na Câmara Legislativa, com sessão solene proposta pelo deputado Joe Valle (PSB), para quem “o homem do campo não recebeu ainda a prioridade merecida”. Valle, que também é produtor rural, disse que seu mandato é uma ferramenta para a melhoria da qualidade de vida de todos que vivem e trabalham no campo.
O deputado avaliou que o governo do ex-presidente Lula fez uma revolução no âmbito da agricultura familiar, mas considerou que as políticas públicas federais ainda não aconteceram no Distrito Federal. Mesmo assim, segundo disse, “os trabalhadores rurais do DF compõem a imagem operosa e responsável da população, pela qual a cidade deveria ser reconhecida”.
Com o mesmo enfoque, a deputada Rejane Pitanga (PT) também assegurou que a Casa é o espaço para receber, discutir e homenagear aqueles que são responsáveis pela riqueza do país, e que, a despeito dessa importância, são praticamente invisíveis no momento de definição das políticas públicas ofertadas à população.
Lembrando que sua família é originária do campo, e que ele é também um produtor rural, o deputado Olair Francisco (PTdoB) afirmou que embora a reforma agrária esteja na pauta dos últimos vinte anos, os problemas rurais estão longe de serem resolvidos. Para ele, até 1960, foi o homem do campo o responsável pela riqueza nacional, pois a industrialização só veio depois. 
O secretário do Trabalho do GDF, Glauco Rojas Ivo, elogiou as preocupações do deputado Joe Valle (PSB) com o tema e anunciou que o governo vai reabrir, no próximo mês, o microcrédito rural. Adiantou, ainda, que já há 300 trabalhadores cadastrando aguardando a oportunidade de investir no setor.
Também se manifestaram na sessão solene o secretário-adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do DF, Nilton Guimarães; o presidente da Ceasa, Júlio César Menegotto; o diretor-executivo da Emater/DF, Almeri da Silva Martins; o coordenador da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, Francisco Miguel de Lucena; e o superintendente da Federação da Agricultura e Pecuária do DF, Mansueto Lunardi.
O deputado Joe Valle distribuiu também moções de louvor a todos aqueles que se destacaram em suas atuações e contribuíram para o fortalecimento das atividades rurais.

Donalva Caixeta Marinho – Coordenadoria de Comunicação Social 
 
Fonte: CLDF

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: