Trecho entre a Hélio Prates e o Sol Nascente passará por obras para receber o Corredor Eixo Oeste

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O trecho de 920 metros que
liga a Avenida Hélio Prates à via principal do Sol Nascente passará por obras
para adequação ao projeto do Corredor Eixo Oeste, que tem 38,7 quilômetros
de extensão e vai conectar Ceilândia (Sol Nascente) ao Plano Piloto (Eixo
Monumental e Estação Asa Sul), passando por Taguatinga.

As novidades no trecho incluem
duas faixas de rolamento, em cada sentido de trânsito, e um canteiro central
com ciclovia, além de faixas exclusivas para o transporte coletivo.

O contrato com a empresa
vencedora da licitação, no valor de R$ 3,8 milhões, foi assinado em 11 de julho
deste ano, e a previsão é que os trabalhos comecem ainda neste mês, com a
demarcação da área e os serviços de topografia.

Entre as obras também estão
pavimentação asfáltica, drenagem pluvial e sinalização. A Caixa Econômica é o
agente financiador do Corredor Eixo Oeste, por meio de recursos garantidos pelo
Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal.

Terceira obra contratada no
projeto do Eixo Oeste

A ligação do Sol Nascente
à Avenida Hélio Prates é a terceira obra contratada dentro do projeto do
Eixo Oeste. A primeira foi a do viaduto da W3 Sul, já concluída, e a segunda é
a do túnel de Taguatinga, em fase de elaboração do projeto executivo.
O túnel terá 830 metros de extensão, contará com duas pistas paralelas — cada uma
com três faixas de rolagem em cada sentido — e será construído sob a Avenida
Central de Taguatinga.

No projeto do Corredor Eixo
Oeste, estão previstos o alargamento de pistas e a construção de faixas
exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto,
como a Hélio Prates, a Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), e a via do
Setor Policial Militar para acesso ao Terminal da Asa Sul.

Além disso, as Avenidas
Comercial e Samdu terão, além da mão única recentemente implementada, faixas
preferenciais de ônibus. Na Epig, 5,4 quilômetros serão revitalizados, e a via
ganhará quatro faixas de rolamento em cada sentido, uma delas exclusiva para
ônibus, como já ocorre na Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

*Agência Brasília

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