Universidade Católica realiza mutirão de Oftalmologia em Ceilândia

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

A Coordenação de Oftalmologia do curso de Medicina da Universidade Católica de Brasília (UCB), por meio do Programa Boa Visão, vai promover um mutirão de atendimento oftalmológico, neste sábado (27/8), a partir das 8h, no Centro de Ensino fundamental Boa Esperança – Endereço: BR 070 – DF 180/190, Núcleo Rural Boa Esperança – Ceilândia-DF. O atendimento será destinado aos estudantes da escola que tiverem de 5 a 19 anos.
Desde 2005, o mutirão já realizou mais de 16 mil atendimentos à população de baixa renda. Situação de vulnerabilidade Neste ano, a previsão é o atendimento de aproximadamente 400 estudantes e comunidade local para exames oftalmológicos completos. 
Cinco consultórios móveis contarão com a participação efetiva do curso de Medicina da UCB por meio de 15 monitores, estudantes do curso, que darão orientações sobre saúde ocular e cuidados educativos e preventivos. A rede de Ópticas Tecnótica fornecerá gratuitamente os óculos receitados para os estudantes do colégio e o Laboratório de Produtos Farmacêuticos GENON fornecerá medicamentos diversos para o mutirão.
O Prof. Benedito Antônio de Sousa explica que a dificuldade no aprendizado, timidez, falta de coordenação motora, cefaleia e tristeza, muitas vezes, são fatores relacionados a problemas de visão. Por isso, a ação pretende ir além do Câmpus universitário ao proporcionar aos seus estudantes uma vivência completa da área.
“Os altos custos de médicos particulares e planos de saúde, além dos problemas enfrentados pela grande demanda nos hospitais públicos do DF impedem o acesso de crianças e adolescentes aos cuidados com a saúde dos seus olhos. Nossas ações são um baú de cidadania, ou seja, é uma aliança do bem. A Medicina é uma profissão para servir ao próximo”, conclui o idealizador do projeto, Prof. Benedito.
Programa Boa Visão

Idealizado há 30 anos pelo oftalmologista e professor do curso de Medicina da UCB, Benedito Antônio de Sousa, o programa teve origem na Regional de Saúde de Taguatinga por meio de ações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal na área de oftalmologia.
O projeto de saúde ocular, além de prestar serviço à comunidade, fortalece as parcerias da Universidade com as secretarias de Educação e de Saúde do DF, tornando-se um centro de referência para cuidados de a visão da infância e juventude. Para a Universidade Católica de Brasília a ação é um verdadeiro laboratório acadêmico, no qual é possível reunir ciência, pesquisa, prática médica e convivência social.
Serviço
Mutirão oftalmológico
Quando: Sábado, 27 de agosto de 2016, a partir das 8h
Onde: Centro de Ensino fundamental Boa Esperança 
Endereço: BR 070 – DF 180/190, Núcleo Rural Boa Esperança – Ceilândia-DF.

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: